Riesling a Rainha do Frio


UVA RIESLING

A mais importante uva da Alemanha, mostra grande desenvoltura também na Alsácia, França. Ainda com boas parcelas na Nova Zelândia e Austrália.

Entretanto, em terras germânicas a Rainha do Frio mostra toda a sua versatilidade. Nenhuma outra uva branca consegue preencher, de acordo com a vindima, todos os estilos de vinhos brancos.

É uma uva nativa do sul da Alemanha está lá desdes os tempos Romanos. E como é muito sensível ao terroir onde está temos vários estilos de vinhos com esta casta.

VERSATILIDADE

botrytis-grape

Tem na sua versatilidade e qualidade seus grandes trunfos. Temos desde os vinhos secos e refrescantes, até os inefáveis vinhos atacados pela Botrytis Cinerea, passando pelos Ice Wine, os famosos vinhos congelados. Sem dúvida alguma a mais importante uva da Alemanha. Sem ela não poderíamos falar de vinhos alemães.

A foto acima mostra a mesma Riesling em suas variadas roupas. Desde os crocantes Kabinett até o ouro engarrafado que são os Trockenbeerauselse (TBA) os vinhos afetas pela Botrytis Cinerea (podridão nobre).

Para mim não há uva branca mais incrível que ela. Como disse sua versatilidade com qualidade é inimitável. Seu leque de aromas é muito amplo. Vamos desde o cítrico até o floral em alguns casos. Sua acidez a faz, mesmo com a idade de seus vinhos, algo como seis anos mantê-la ainda com frescor juvenil. Isto tudo com modestos níveis de álcool, algo em torno de 9 a 11 g/l.

VERSÕES MAIS INCRÍVEIS DA RIESLING – CLASSIFICAÇÃO DOS VINHOS ALEMÃES

ALEMANHA CLASSIFICAÇÃO VINHOS

PELO ÍNDICE DE AÇÚCAR E ÁLCOOL 

Lembrando que o açúcar, sempre, será o açúcar natural da uva. Que pelo processo fermentativo será transformado em álcool, aromas e Co2.E aqui TODOS podem ser feitos com 100% Riesling. Muitas vezes de um mesmo produtor tudo depende do clima. 

KABINETT: Vinhos leves e refrescantes com baixo teor de álcool. Se encaixam perfeitamente no estilo Branco Refrescante. 

SPÄTLESE: Pode ser traduzido como uvas atrasadas. Uvas de colheita tardia, alguns com leve teor de açúcar, podendo ser classificado como Estilo Branco Aromático.

AUSLESE: Seleção. Vinho de qualidade com uvas já em estado de passas.

BEERENAUSLESE (BA): Seria a seleção dos Auslese. Vinhos de colheita tardia de alta qualidade. Podem ser atacados pela Botrytis Cinerea que alcança os vinhedos em safras especiais.

TROCKENBEERENAUSELE (TBA):  Estes alemães complicam quando juntam as palavras. Temos. Trocken (seco) Beeren (berries=frutos vermelhos) Auslese uvas em estado de uva passa. Aqui a diferença fica por conta que são uvas totalmente afetadas pela podridão nobre. A Botrytis Cinerea um fungo que surge na época da colheita e atinge os vinhedos que estão situados em locais úmidos e quentes. O fungo fura a casca das uvas desidratando-as. Concentra açúcar nos trazendo um vinho divino.

EISWEIN: O Eiswein, literalmente vinho do gelo. Uvas colhidas à noite já tendo passado o tempo da colheita tardia. A neve congela os bagos das uvas e elas são processadas assim mesmo. Os cristais de gelo desidratam naturalmente as uvas e a concentração de açúcar natural é alta. Vinhos muito especiais. Me digam nem a Chardonnay circula com tanta desenvoltura por todos os estilos de vinhos brancos.

Um bom Riesling combina com Dinah Washington desde nova até a plena idade sempre majestosa. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s