Merlot A Suavidade em Pauta


merlot

A Merlot. Amada por uns (o editor deste blog), nem tanto por outros e desprezadas por alguns. 

Seu nome vem de Merle para nós, brasileiros, o Merlo. O pássaro negro a cor de sues cachos parecem suas asas.

Uma das mais antigas uvas da França. Filha da Cabernet Franc com a Magdeleine Noire des Charentes.

Assim como a Tannat, a Malbec, na França chamada de Negra de Lot e a Cabernet Sauvignon, são uvas típicas do sudoeste francês.

Entretanto, em Bordeaux a Merlot nos traz seu esplendor máximo. Mais precisamente na margem direita do estuário do Gironde onde compõe o famoso corte bordalês com as Cabernet, Franc e Sauvignon. 

Hoje só perde para a Cabernet Sauvignon em área plantada nas uvas tintas. O seu estrondoso sucesso advém da sua adaptabilidade com qualidade aos diferentes terroirs. 

Muito manipulada para produzir grandes quantidades de vinho sem um cuidado com a qualidade, por isto muitos a associam com vinhos de baixa qualidade ou mesmo vinhos “sem graça”.

Este fato não acontece somente com a Merlot. Qualquer uva que plantada sem o devido cuidado irá produzir vinhos sem maiores predicados.

Uva muitas vezes vinificada em varietal, principalmente, na América. Na Europa é quase sempre utilizada em corte ou blend (duas ou mais uvas a compor o vinho).

DA INFLUÊNCIA DO TERROIR

Muito sensível ao clima. Terroir de climas amenos nos traz um vinho Merlot mais educado, elegante e harmonioso. Um perfeito equilíbrio entre os três elementos de um tinto. Acidez, taninos e fruta. A Merlot destes clima frios nos brindam com o tinto Estilo Sedoso.

ENCONTRE SEU INTO ESTILO SEDOSO

Já os de climas mais quentes nos trazem uma Merlot mais madura. Uvas mais maduras têm mais açúcares e menos acidez. Mais açúcar significa mais fruta. Podem muito bem ser classificados nos Tintos Frutados.

O QUE FAZ UM TINTO SER FRUTADO 

DA HARMONIZAÇÃO

Outra grande qualidade da Merlot é seu leque de harmonização com variados pratos justamente pela sua excelente carga de taninos e acidez bem marcada. Vai muito bem com variadas carnes com ou sem molhos. Massas com molhos mais pesados também combinam na perfeição.

Um bom Merlot deve ser caracterizado por sabores de chocolate, ameixas, e algo de cerejas. É um vinho pleno. Preenche a boca com sensação de vinho encorpado, porém, muito agradável.

ONDE ESTÃO OS MELHORES MERLOT

BORDEAUX FRANÇA

FRANÇA BORDEAUX MAPA 1

Em primeiro lugar na margem direita de Bordeaux.

Ali foi descoberta por volta de 1.800. Hoje mais de 60% de Bordeaux, que é a segunda maior área de Denominação de Origem na França é de Merlot. Para se ter uma ideia do enorme sucesso desta uva. Mesmo que Bordeaux seja extenso e a Merlot se dê muito bem em toda a área é em Pomerol,  Saint-Émillion e Fronsac  que  ela se destaca com enorme sucesso.

Sabe-se que estas cidades são as melhores regiões da margem direita do estuário Gironde e do rio Dordogne. 

O solo rico em vários substratos vêm dos rios Garone e Dordogne que têm suas nascentes nos Pirineus e no Massif Central. O mesmo que de outro lado estão Borgonha e Loire. 

A região que está direita do Dordogne, atrás da cidade de Libourne é muito pequena. Num raio de 30 quilômetros encontramos as sub-regiões de Saint Emilion, Pomerol e Fronsac.

Pois bem, a direita do rio Dordogne temos um clima muito mais seco e frio. Os verões ensolarados com noites frias favorece a maturação mais lenta da Merlot. Dali saem joias caríssimas, porém únicas como Cheval Blanc e Petrus. Elaborados com cortes de Merlot e Cabernet Franc.

Nos vinhos de Pomerol é mais fácil encontrar a Merlot em varietal. Mas, infelizmente, são vinhos muitos caros para o padrão mundial dos consumidores. Por sorte nossa amiga Merlot deu-se bem em outros locais e os vinhos são bem mais acessíveis.

CHILE- COLCHAGUA

CHILE COLCHAGUA MAPA

Aqui estamos entre as cordilheiras dos Andes e a Costeira. Clima perfeito e estável, geografia quase plana permitindo a colheita mecânica,uvas perfeitamente adaptadas aos vários microclimas do Colchagua com vinhedos plantados a pouca altura. 

Solo seco e bem drenado com as raízes recebendo a hidratação necessária pelo degelo dos Andes que alimentam os  rios que desaguam no mar. Clima seco e estável favorecendo o sadio crescimento das uvas, raramente tem uma safra diferente da outra. Muito sol no verão com noites frias. Paraíso total.

O represamento dos frios ventos vindos da corrente de Humboldt que desaguam na parte costeira do vale central do Chile com a altura da Cordilheira dos Andes nos trazem verões ensolarados, clima seco e noites frias.

A videira que descansa a noite no final da maturação do fruto nos entrega uvas mais equilibradas e perfeitamente maduras. O ideal de todo o enólogo. Assim são as condições para uma das melhores regiões do mundo para a Merlot.

BRASIL – RIO GRANDE DO SUL

BRASIL CAMPANHA GAÚCHA

Penso que a Merlot, no sul do Brasil está perfeitamente adaptada aos variados terroir. Desde o clima amenos da serra gaúcha até o clima continental da Serra do Sudeste e Campanha com solos bem drenados e dias ensolarados e noites frias no verão. A Merlot é a uva tinta mais bem adaptada ao sul do Brasil. Claro, há variados microclimas onde ela pode despontar com mais sucesso e outros menos, porém, na média, seu sucesso é grande e vale a pena experimentar um vinho destas regiões.

URUGUAI – CANELONES

Belos Merlot o Uruguai vem produzindo. Canelones, nos arredores de Montevidéo tendo como determinante  o Rio da Prata que logo adiante deságua no Atlântico possui clima muito semelhante do de Bordeaux. Ali vários produtores têm se dedicado a Merlot com excelentes resultados e preços. Muitos durantes anos usaram a Merlot em corte com a Tannat para equilibrar a rusticidade desta casta. Hoje, como disse, vários vinhos com 100% Merlot tenho apreciado com felicidade, para mim e meu bolso. Na música lembra-me algo suave, firme e elegante.

O adágio de Mozart na obra para Clarinete e Orquestra é demais. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s