Sete Dicas Para Harmonizar Vinhos


HARMONIZAÇÃO 2

Antes é importante destacar que não há nenhuma regra fixa e imutável para harmonizar vinhos e culinária. Bebe-se o vinho que der vontade com os pratos que dão prazer.

Entretanto, importante avisar sobre os casamentos perfeitos na harmonização.

Lembrando que os vinhos têm alguns elementos essenciais que já vimos ao longo das publicações. Acidez, açúcar, álcool e taninos estão entre eles.

Cada qual terá um importante papel neste enredo. Abaixo seguem algumas regras fundamentais que iremos falar constantemente.

HARMONIZE OS VINHOS COM OS MOLHOS NÃO COM AS CARNES 

Sempre pensamos nas carnes com os vinhos esquecendo o principal, os molhos. É um tal de vinho branco encorpado com aves, rose com porco, carne de gado com tintos. Mas é o fundamental, os molhos? Eles a tudo mudam. Imagem um frango com limão e pimenta. Combina com um Branco Frutado.

Porém, o mesmo frango ao estilo Coq au Vin, isto é, ao molho de vinho tinto, jamais combinaria com este branco. Iria pedir um Tinto Frutado. Aí vai a dica, então. Preste atenção nos molhos eles podem modificar o panorama rapidamente.

GORDURA PEDE TANINO

Seja a gordura de uma carne vermelha, seja a gordura de molhos encorpados e complexos. Taninos combinam na perfeição com as gorduras. Ovelha com molho, por exemplo, é a chance ideal para os Tintos Encorpados brilharem. Taninos firmes, carnes fortes.

SAL PEDE ACIDEZ

A melhor combinação com o sal é a acidez. Pensem em frutos do mar. Como o próprio nome fala tem origem em águas salgadas. Ostras, peixes, camarão, siri são pratos que carregam em sua essência o sal. Qual a melhor combinação? Os brancos com acidez mais evidente como os Brancos Leves ou mesmo os tintos frutados em casos de frutos do mar com molhos um pouco mais pesados.

PRATOS CONDIMENTADOS PEDEM BRANCOS AROMÁTICOS

Os pratos condimentados, apimentados e com temperos exóticos como a culinária oriental, especialmente, a thai, chinesa e japonesa pedem Brancos Aromáticos. Nada combina melhor com um Gewürtztraminer que um prato neste estilo.

PEIXES CARNUDOS PEDEM TINTO FRUTADO

Esqueçam a máxima. Peixe com vinho branco. 

Peixes como Garoupa, Salmão, Bacalhau, Mero, Haddock pedem um tinto frutado. Aqui nada da lenda, peixe é com vinho branco. As gorduras destes peixes exigem taninos leves. Qual o estilo de vinho que tem taninos leves? Os Tintos Frutados.

HARMONIZE POR SEMELHANÇA OU CONTRASTE 

Nas harmonizações procuramos sempre evitar os conflitos. Nada de sobreposição ou luta entre forças. Nada de vinhos em conflito com os pratos. Pense sempre na semelhança ou no contraste. Exemplo típico. Vinhos doces com sobremesas doces ou vinhos doces com queijos salgados.

Aqui temos os dois exemplos. Porém cuide com as semelhanças para que não haja sobreposição. Por exemplo. Vinhos doces com sobremesa muito mais doce. Delicado com delicado. Pesado com pesado. Peixes leves e delicados como linguado pedem brancos leves e delicados, como os Refrescantes. Pratos de ovelha com molhos pesados pedem Tintos Encorpados.

PENSE EM VINHOS VERSÁTEIS

Muitas uvas, mesmo famosas não são versáteis. Um exemplo é a Cabernet Sauvignon. A tinta mais consumida no mundo, porém, seus vinhos com tinto encorpado, fortes taninos e toques herbáceos não o fazem um vinho versátil. Para ser versátil precisamos ter menos taninos, mais acidez, menos volume de boca. Pensem na Carménère, na Merlot ou na Sangiovese, entre outros. Pensem nos vinhos Estilo Tinto Sedoso.  

O mesmo ocorre com os brancos. Nada da Chardonnay, a mais consumida no mundo. Esta uva não tem a acidez necessária e constante para ser versátil. Somente o Chablis é assim.

Pensem na Sauvignon Blanc e na Riesling. São brancos mais leves, menos impositivos e levemente ácidos. O melhor estilo seriam os Brancos Frutados.

Na harmonização nada de amores impossíveis. Mas, sim, combinações inesquecíveis como Omara e Ibrahim. 

Anúncios

Um pensamento sobre “Sete Dicas Para Harmonizar Vinhos

  1. Pingback: Sete Dicas Para Harmonizar Vinhos — ALEMDOVINHO | Paixão por vinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s