Saiba as Diferenças entre Reservados, Reservas e Gran Reservas


DSCN0733[1]

O Reservado. Quantas e quantas vezes os consumidores deparam-se com este rótulo nas prateleiras de supermercado? No geral, vinhos com preços mais populares e a lembrança de que estes vinhos possam ter passado por barricas e, portanto, para muitos melhor.

Ocorre, na verdade, que trata-se de uma prática cada vez mais disseminada entre as vinícolas chilenas nomear como Reservado os vinhos que são sobras de safras passadas. Faz-se um corte blend de com estes vinhos. São vinhos simples e muitas vezes o vinho de entrada (mais barato) das conhecidas vinícolas do país. 

Claro, muito diferente, da prática estabelecida em alguns países da Europa, principalmente a França, na região de Champagne onde é comum a elaboração do vinho espumante com utilização das boas safras anteriores, tudo para que as características de cada safra componham um vinho único.

Agora não confundir com Reservados com os Reservas e os Gran Reservas. Neste caso, por legislação estes vinhos passam por barricas por tempo mínimo de 12 meses. 

Quem determina, legalmente, se o vinho será Reserva ou Gran Reserva é o tempo de estágio nas barricas. Muito diferente dos Reservados que passam longe delas.

AS BARRICAS UM TEMPERO DO VINHO 

Tudo gira em torno das barricas e seu mágico trabalho. Por outro lado esta é uma das armadilhas que, infelizmente, estão enraizadas no consciente de muitos, Aqui pensam: Vinho tinto “bom” tem que passar por madeira. E quanto tempo mais que ficam nas barricas melhores ficam.

Nada a ver. É mito. Puro mito que um Gran Reserva é melhor, necessariamente, que um Reserva ou mesmo um tinto sem barrica o estampado em alguns rótulos”unoaked” Wine.

Para aprofundar o assunto: 

VINHO GRAN RESERVA É SEMPRE MELHOR QUE OS OUTROS?

E pré conceito é um dos mais nefastos ao consumidor desavisado, pois implantou-se a ideia de que um “bom” tinto deve, necessariamente, passar por barricas de madeira e quanto tempo mais, melhor será o vinho.

Seguindo esta linha e como usam chips em muitos destes Reservados os produtores querem dizer que este vinho base de vinícola por ostentar um título semelhante aos top de linha pode ser melhor que um vinho que não estampe informação de possível barricas.

Agora o que vale mesmo é o gosto particular de cada consumidor. Vinho bom é o que te faz feliz.

Assim como me traz muita alegria poder apreciar a linda voz de Billie.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s