O Melhor Amigo do Vinho


amigos-no-vinho

Sou um enófilo, portanto, um amigo do vinho. Mas podes ficar certo, sem a tua amizade não existe vinho. Ele contigo cresce, revigora, melhora defeitos e ganha singularidade.

Pense que o vinho é, junto com a culinária e a música, a expressão de um povo. Pensou em bacalhau, pensou em Portugal. Pensou em Fado, pensou em Portugal. Pensou em vinho do Porto, pensou em Portugal.

Por isto digo que nosso carinho com o vinho deve ir além de guardá-lo com cuidado. Deve ser abri-lo na hora certa. Combinação com a culinária certa, mas, principalmente entendê-lo.

Muitos vinhos caem no esquecimento porque são sabemos ouvi-lo. Não conseguimos apreciá-lo, aceitar suas limitações, sua juventude ou velhice. 

Mas não há pior trabalho contra o vinho que o enochato. Já escrevi outras vezes aqui sobre ele, mas sempre vale repetir.

MESA ITÁLIA

A mesa está posta para uma reunião informal de amigos. Uma linda mesa, diga-se de passagem Na Campania, Itália. Uma região debruçada na costa amalfitana.

Pois bem, neste momento surge uma figura que eu combato dia-a-dia, seja informal, seja formalmente. Seja na loja, na rua, nos encontros e nos blogs. E os combato porque atrapalham intimidando quem está a iniciar neste mundo, já um pouco assustado com tantas palavras, vinhos e conceitos diversos. 

Penso que uma reunião de amigos em torno da mesa, como esta da foto, serve para uma troca de ideias e experiências, o (con)viver algo raro hoje em dia, o “deixar para ver como fica” enfim, desfrutar do ócio sem maiores pretensões e, claro, muita conversa sobre o vinho. Eu disse conversa sobre o vinho e não imposições de ideias sobre o vinho.

Ou o melhor vinho de tal país é este. Ora ele bebeu TODOS os vinhos daquele país? Espelhou-se em algum guia que certamente não apreciou todos os vinhos. Mais, ele mesmo não apreciou os vinhos tratados no guia. Então não me venha falar de MELHOR vinho deste ou daquele país.

Fala com uma propriedade definitiva, este vinho é ruim ou é bom. Não tem vinho ruim ou bom tem vinho estragado ou não. O estragado ninguém quer, de resto é paladar, o melhor vinho é aquele que de dá prazer e ponto final. O horizonte de prazer pode ser aumentado com leitura, degustações, amigos, enfim, troca de experiências, que aliás é o que se busca nestes momentos de encontros eno gastronômicos.

Porém, como todos nossos amigos o vinho tem algumas peculiaridades que devem ser respeitadas, sob pena de não o termos na sua essência.

Eu diria que se restringe a três:

TEMPERATURA DO VINHO: A mais importante delas. Esqueça safras, uvas, produtores, taças especiais, harmonização. Um vinho servido na temperatura errada é um golpe mortal. Todo o trabalho de anos, décadas vão terminar num trágico encontro. Se quentes demais alcoólicos, se gelados demais engessados, sem aromas ou paladar.

CUIDADOS NO GUARDÁ-LO: Vinhos são como nós. Quanto mais jovens mais cheios de vida, explosivos e com saúde. Aguentam quase todo o tipo de maltrato. Pode-se armazená-lo de pé, deitados, sem muitos cuidados. Contudo, quanto mais velhos, menos saúde, menos explosivos, mais delicados. Devem ser armazenados em locais secos, longe da luz e de preferência sem muitas influências externas. Sirva-o com todo o carinho e cuidado e pense na harmonização. Nada de pratos pesados e impositivos. Se nós não tivermos estes cuidados todo o trabalho de décadas de vida evaporam.

AMIGOS DE FÉ: Nenhum destes cuidados acima servem se abrirmos nossos melhores vinhos com más companhias ou até mesmo grandes amigos ou amores, porém, num momento de crise ou instabilidade. O vinho só pede harmonia e carinho.

Quando tudo está andando como o pensado nada melhor que Cesaria Evora: 

Anúncios

2 pensamentos sobre “O Melhor Amigo do Vinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s