Onde Estão os Melhores Vinhos com a Syrah?


 

 

 

????????????????????????????????????

A  Syrah ou Shiraz tem história e estória. Diz à estória que um Cavaleiro Templário em suas idas e vindas às Cruzadas passou por uma cidade na Pérsia, hoje, Irã, chamada Shiraz, Chiraz ou Xira e trouxe algumas mudas.

Plantou as no Vale do Rhône norte transformou-se em eremita e construiu uma capela. A região chama-se Hermitage onde a Syrah brota feliz e nos traz vinhos maravilhosos.

Vejam a foto da Capela do Hermitage (eremita). Nas suas encostas temos a Syrah. Do outro lado, Côtie Rotie com Syrah, também.

Mas a história é outra.

A Syrah nasceu na boca do rio Rhône, no Mediterrâneo onde ela é muito usada, tanto em varietal, como em corte. Subiu este importante rio, eis que ele é uma das ligações marítimas do Mediterrâneo com o centro da Europa.

ONDE ESTÃO OS MELHORES SYRAH?

HERMITAGE E CÔTIE ROTIE

No Rhône norte, principalmente, na pequena cidade de Tain L’Hermitage encontra seu esplendor. O terroir para lá de perfeito para esta uva. Solo pedregosos, vinhedos em socalcos com o puro trabalho do homem

Daqui sai um dos melhores Syrah do que se pode produzir. Tanto Hermitage quanto Côtie Rotie, forte, volumoso encorpado e bastante tânico assim com ótima vocação para envelhecer, com saúde, na garrafa. Após alguns anos temos um vinho rico de aromas, couro, especiarias, pimenta e um leve mentolado único que caracteriza um Syrah desta estirpe.

Vejam o terroir.

FRANÇA COTIE ROTIE

O clima continental ainda impera no vale do Rhône, inverno e verão bem demarcado sem muitas alterações climáticas favorecem o desenvolvimento de poucas, mas selecionadas castas.

Não esquecendo Crozes-Hermitage ou Cruz do Eremita, mais abaixo no vale do Rhône, disputando espaço com as brancas Roussanne e Marssane. Não tão qualificado quanto os Hermitage.

AUSTRÁLIA

Espalhou-se pelo mundo. Mas somente a Austrália rivaliza com Hermitage. Falar da Syrah é não esquecer gosta de locais quentes e, além do Rhône norte a Austrália a tem como casta ícone.  Lá, nos vales de Barossa, Hunter e Mclaren produzem Syrah fora da média. Potentes, com muita doçura da fruta e aromáticos. Tanto lá quanto em Côtie Rotie costumam utilizar um corte com a branca Viognier para “acalmar” o Syrah para dar um pouco mais de leveza ao vinho.

CHILE Certamente os melhores terroir para a Syrah no Chile está em Elqui e Limar, extremo norte do país nas portas do deserto de Atacama. Lá em terras muito áridas banhadas pelos rios do degelo dos Andes e recebendo as bençãos dos frios ventos do Pacífico encontramos um local ideal para esta uva. Sol, terras secas, boas doses de irrigação e frio noturno nos dias finais de maturação, tudo o que a casta ama.

ARGENTINA Nos quentes e áridos terroirs de Vale de Uco e Lujan de Cuyo, este último especialmente no subdistrito de Agrelo encontramos a melhor Syrah da Argentina. Terroir muito semelhante ao chileno.

BRASIL Excelentes resultados os produtores vêm obtendo com esta uva francesa no Vale de São Francisco, paralelo 8, nordeste do Brasil fronteira de dois Estados, Pernambuco e Bahia. Ali nas condições semelhantes acima, sol, clima seco, irrigação pelo rio São Francisco na dosagem certa nos brindam com vinhos tranquilos com a Syrah, Estilo Frutado e belos espumantes roses.

Vale conferir.

AROMAS SYRAH

Nos melhores vinhos com esta uva encontramos. Boa capacidade de envelhecimento por conta de sua excelente carga de taninos, passam por barricas e podem envelhecer por anos em adegas. Quanto mais velho for o Syrah, menos frutado será no nariz e na boca. Sai o fruto vermelho entram couro, especiarias, como noz moscada e pimenta do reino, ao fundo o tabaco e café da madeira no qual estagiaram.

Par musical para nosso querido Lupicínio Rodrigues.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Onde Estão os Melhores Vinhos com a Syrah?

  1. Vou deixar aqui a dica do que em Portugal para mim o produtor que melhor representa o conceito de syrah da região Côte-Rôtie, é Quinta do Monte D’oiro em Alenquer (Lisboa). Deixo aqui o link caso interesse saber mais sobre a quinta.

      • O incognito é um excelente vinho e uma referencia. O preço a condizer claro.
        Quando referi a quinta de Monte D’oiro foi essa que falei por ser a única em Portugal que eu tenha conhecimento que usa viogner para acalmar o syrah como fez referencia no seu post.
        Cumprimentos

      • Amigo eu lamento muito que uma série de excelentes vinhos portugueses não chegam no Brasil com a frequência que deviam ou mesmo nem chegam. As grandes importadoras e os grandes produtores daí dominam o mercado. Daí vêm vinhos consagrados e caros. Muitas joias ficam perdidas por aí sem que sequer os brasileiros tenham ideia de como são bons. Abraço, amigo.

  2. Este texto peca redondamente porque se esquece (penso que só pode ser por ignorância) dos syrah portugueses e não só dos dois exemplos mencionados nos outros comentários, mas de muitos outros que são verdadeiras pérolas de enologia do que a casta syrah pode fazer…
    Nada melhor do que consultar o Blogue do Syrah:
    http://www.blogdosyrah.pt/

    O autor deste texto poderia e deveria ter feito esta consulta! Fica para a parte dois dedicada exclusivamente aos syrah portugueses. Fica o desafio!

    Francisco Trindade

    • Meu caro. Se for discorrer sobre todos os syrahs que conheço no mundo esta publicação seria interminável. Dei dois exemplos básicos e fáceis de encontrar NO MERCADO BRASILEIRO. Vivo no Brasil e procuro nas publicações indicar vinhos que meu leitor possa encontrar com frequência e a preços acessíveis. Sei de verdadeiras joias portuguesas e mundiais com a Syrah, porém, o objetivo da publicação foi outro. Fica a dica da leitura do blog do Syrah. Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s