Sugestão de Três Pratos para Tintos Sedosos


RAGU DE CORDEIRO

Gosto de chegar em casa, principalmente, nos finais de semana e harmonizar vinhos e pratos. Penso sempre nos vinhos que tenho ou pretendo comprar e daí pensar na culinária e nos pratos. A minha visão é: Como harmonizar para potencializar este vinho que quero beber hoje.

Desta maneira início a sequência que sigo e tem dado certo até agora. Vejo o vinho que quero abrir, penso no Estilo de Vinho que ele representa. A partir do seu Estilo e suas características vamos para a harmonização.

Neste fim de semana vou de Tinto Sedoso. Então, como é o Estilo deste vinho? No tríplice equilíbrio que os tintos devem ter: Acidez, Taninos e Fruta, o Estilo Tinto Sedoso está exatamente no centro, ou seja, fruta presente, acidez moderada a média e taninos presentes, porém sem imposição. Pensem num Bordeaux, no Chianti, Carménère, Merlot do Colchagua, Chile. Nos vinhos do Alentejo e Douro, Portugal.

Como será a harmonização perfeita? Veremos.

Na harmonização há regras imutáveis que devem ser seguidas como um mantra. Elas garantem a estabilidade e o sucesso da combinação vinho e prato. 

São elas:

  • Taninos combinam com gordura.
  • Taninos conflitam com sal. Faça o teste. Ponha sal em sua boca beba um tinto.
  • Acidez combina com sal. E limpam a boca para novas sensações.
  • O frutado de um vinho combina com a rusticidade (simplicidade) do prato.

Pensando nestas características vamos aos pratos que eu procuraria na carta de um restaurante, digamos de culinária italiana ou mesmo faria em casa para os amigos e família.

Nada de pratos salgados e leves para não conflitar com os taninos. Assim eliminamos frutos do mar. 

Nada de pratos muito elaborados com ervas aromáticas ou muito “pesados” (gordurosos) para não conflitar com o aspecto frutado do vinho. Eliminamos carnes de panela, eliminamos temperos mais aromáticos, até mesmo alguns tipos de cogumelos mais exóticos. 

Nada de peixes ou carne branca porque não conseguiriam enfrentar a estrutura dos vinhos. Ficamos com o porco, ovelha e gado.

Aí temos estas opções de harmonização. 

Primeira opção: Ragú de ovelha, porco ou gado com a massa que queiram. O ragú da foto acima. Lembrando que ragú Ragu é um tradicional molho à base de carne cozida utilizado nas culinárias francesa e italiana, sobretudo em massas. Na verdade são carnes de porco, ovelha ou gado cozidas lentamente em líquidos, pensem em vinho temperado com pimenta ervas e pouco de sal durante horas. Ao secar ponha mais um pouco de água até desmanchar a carne. Temos gordura para os taninos, um toque de especiarias para o frutado e o sal para combinar com a acidez do vinho. Afinal toda a carne vermelha  é naturalmente salgada. 

Segunda opção: Polpettone com molho de tomate e queijo. A nossa conhecida almondega. Bolinhos de carne banhadas no molho de tomate com cobertura de queijo. Tudo indo no final ao forno para gratinar o queijo. Show, fácil e perfeita harmonização. Temos a gordura do queijo para os taninos, o sal e a acidez dos tomates para a acidez do vinho e a simplicidade do prato para harmonizar com o frutado do vinho.

Terceira opção: Uma tradicional lasanha. Outra combinação mais que perfeita. A tradicional lasanha leva: Carne moída, presunto, queijo a vontade, molho de tomate sal e pimenta. Mais uma vez: Simplicidade de temperos e especiarias no prato casa com a fruta do vinho. Gordura da carne, molho e queijo com os taninos. Sal e acidez do molho com a acidez do vinho.

Claro que a sua criatividade deve entrar em campo, porém, sem deixar de atender as regras básicas da harmonização para evitar os conflitos. Tendo em mente que harmonizar vinho e prato é 1+1=3 Sempre teremos um terceiro elemento sensorial e de prazer do casamento harmonioso de vinho e comida.

Tudo na voz de Ella sedosa como só ela. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s