O Estilo de Vinho Branco Leve e Refrescante e a Culinária Siciliana


ITÁLIA SICILIA 1

Destaco que a ideia aqui não é esgotar o assunto muito menos as opções de vinhos. Entretanto,  no intuito de facilitar aqueles que gostam de vinho e não abrem mão de um bom restaurante a pensar em harmonizar vinhos e culinária partindo do vinho para o prato.

Mais especificamente do estilo de vinho para o prato a ser apreciado. Como temos uma imensidão de opções resolvi partir da culinária específica de um país vinhateiro. Aqui a Itália, depois Portugal, França, Espanha, Brasil e assim vamos.

Sempre com a ideia de ao chegarmos no restaurante optarmos pelo Estilo de Vinho e casá-lo com a culinária.

Vou procurar, também, relacionar o estilo de vinho com a s uvas do país em que estivermos viajando e, de preferência, os da região que estamos a falar. Nesta primeira série vamos abordar a incrível culinária italiana, primeiro pela sua variedade, depois que sempre há um restaurante italiano nas importantes cidades mundo afora.

Nada de sofisticação, mas sim, de simplicidade com qualidade. Então, optei pelo Estilo de Vinho Branco Leve e a culinária Siciliana. Vamos lá?

O Estilo de Vinho Branco Leve e Refrescante, veja aqui, são aqueles elaborados com uvas que mesmo perfeitamente maduras ainda mantêm uma acidez marcante que caracteriza este Estilo de Vinho. Acidez marcante significa frescor, significa vinho refrescante. Uvas que estão maduras com acidez firme significa que não tem índice de açúcares naturais altos.

Uvas com menos açúcares nos trazem vinhos mais leves de corpo e acidez dominante. 

Vinhos com percentual de álcool variando entre 11 e 12% G/L. Mais leves de corpo, cores entre o amarelo quase transparente aos amarelos com toques esverdeados. Aromas muito educados e delicados de lima-limão, certo herbáceo até uma laranja. Na boca seu grande diferencial. Limpos, rápidos e com certa agulha. Ideais para os dias mais quentes. lembrando que a acidez é um fator gastronômico muito importante porque “limpa” a boca para as próximas garfadas para sempre termos renovados os prazeres.

Quais as uvas mais conhecidas nos trazem este Estilo de Branco Leve e Refrescante? A Alvarinho, Minho Portugal. Riesling, Alemanha e Alsácia, França. Grenache Blanc, França e Verdejo, Espanha são algumas delas.

Ou mesmo. As muito conhecidas Pinot Grigio, italianíssima,  facilmente encontrável nas melhores lojas. Pode ser a nossa velha amiga a Sauvignon Blanc nos vinhos chilenos ou argentinos. Pensem na Verdejo espanhola. Podemos harmonizar com os Vinhos Verdes, com a Alvarinho e Loureiro em varietal. Um Riesling Trocken alemão também vai muito bem. 

Mas estamos na Sicília,Itália, lembram? Então vamos com duas uvas nativas que nos trazem vinhos brancos Leves e Refrescantes da mais alta categoria. A Catarratto e a Grillo. Apesar de estarmos no extremo sul da Itália a poucos quilômetros do norte da África, quente, portanto, principalmente, nos dias de verão.

Mesmo assim a mãe natureza nos prega uma peças interessantes e põe em risco muitas das regras gerais estabelecidas nos vinhos. Aqui aquela de que os vinhos Estilo Branco Leve deve ser elaborado com uvas que vieram do frio, como vimos acima. A Sicília no extremo sul do país é predominantemente quente. Interessante como as nativas Grillo e Catarratto preservam tanto frescor.

UVA CATARRATTO

CATARRATTO: Esta linda uva da foto. Nativa da ilha e conhecida por produzir vinhos desde os tempos Romanos. Seu nome vem de Catarata, isto mesmo, cachoeira. Ao girarmos a taça o vinho dança bonito formando bolhas naturais de Co2 ao melhor estilo dos vinhos de Estilo Leve. Quase sempre utilizada em corte com outras brancas nativa. Faz parte do famoso fortificado da ilha, o Marsala, veja aqui. Quando vinificada em varietal nos traz um típico vinho Leve e refrescante. Muita mineralidade no nariz e na boca. Leve toques cítricos e frescor a cada gole. Outra uva que destaco é a Grillo. 

GRILLO: Uva nativa do extremo oeste da Sicilia, em Trapani, Marsala e principal uva do famoso fortificado. Outra uva milenar da ilha. Hoje vem sendo plantada e pensada em elaborar vinhos varietais e não mais os vinhedos que pensavam em quantidade para elaborar o Marsala. Hoje produz os mais populares, mas não menos interessantes vinhos bancos da Sicília. Uva muito sensível ao terroir de onde estão os vinhedos. Se de locais mais frescos, principalmente nos quentes dias de verão, como os vinhedos perto do Mediterrâneo teremos um vinho de alto gabarito. Leve, harmonioso, toques herbáceos e aromáticos de laranja e limão. Se gostam da Sauvignon Blanc de locais frios, provem da Grillo.

Vimos duas uvas locais que elaboram dois vinhos Estilo Leve e refrescante.

Este Estilo de Vinho Branco Leve tem na sua alma e essência a acidez marcante. Um segredo para a harmonização deste estilo é o casamento perfeito entre acidez e sal. Sal harmoniza com acidez nos vinhos. Os frutos do mar são presença constante na culinária siciliana. Frutos do mar são naturalmente salgados e combinam a perfeição com os Brancos Leves como veremos.

Vinho escolhido vamos aos frutos do mar. A culinária.  Na Sicília sua cozinha se faz com pouca carne vermelha, muitos peixes, além de frutos do mar, legumes e verduras. 

Entender que a ilha sempre sofreu enormes influências desde os Gregos passando pelos Cartagineses, Mouros, Árabes e Fenícios. Cada povo deixou sua marca na cultura siciliana. Temperos e frutas, hoje importantes, em épocas passadas começaram sua carreira gastronômica no ocidente por aqui, como a canela, noz-moscada, açúcar, frutas cítricas, melões, açafrão, pimenta e damascos,  compõem uma parte do elenco gastronômico trabalhado na ilha e arredores. 

Um prato clássico é o Risoto ao Frutos do Mar. Porém, como vimos aqui, os molhos a tudo mudam. Não o deixem pesados (extrato de tomate) para podermos apreciar com os vinhos elaborados com a Grillo e a Catarratto. O vinho que indico com estas uvas, mas predominantemente Catarratto é este encontrável no Brasil.

ANTHILIA DONNA FUGATTA

RISOTTO AI FRUTI DI MARE

PARA 04 PESSOAS

320 g de arroz carnaroli/arborio ou arroz brasileiro
1 kg de vongolas/ameijoas
1 kg de mexilhões
350 g de rabos de camarões ou camarões inteiros descascados
1 macinho  de salsinha picada
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho amassado
1 copo de vinho branco seco
400 g de lula em rodelas
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de extrato de tomate para dar cor

 

O vídeo a todos ensina.

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “O Estilo de Vinho Branco Leve e Refrescante e a Culinária Siciliana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s