Escolha um vinho pelo seu estilo, não pela garrafa


GARRAFAS 3

Escolha um vinho pelo seu estilo, não pela garrafa

Muitos ainda não se deram conta que vinho é estilo. Nada de garrafas e rótulos. 

Sabem o que é punt? Se você pensa que os bons vinhos só vêm em garrafas com fundo côncavo e quanto mais côncavo melhor deviam saber que não é assim que se escolhe um vinho. Punt é o fundo da garrafa é aquele “buraco” que tem no fundo. Mas ele nada tem a ver com a qualidade dos vinhos, pelo menos não de maneira direta.

Muitos pensam que quanto mais profundo for o fundo de uma garrafa de vinho ou espumante/champagne melhor é o líquido que está ali dentro ou mesmo que ele tem influência na evolução e qualidade do vinho ali armazenado.

Pois o tal de punt, na verdade, é hoje uma tradição na fabricação das garrafas, ele servia quando as garrafas eram feita artesanalmente para que a emenda do vidro não formasse uma saliência, eis que as garrafas eram feitas manualmente e sopradas. Esta saliência não permitiria que as garrafas ficassem em pé ou mesmo poderiam cortar que aquele que ali, inadvertidamente, colocasse a mão.

Hoje o fabrico das garrafas é feito com molde e totalmente industrializadas. Mas a cultura de fazê-las assim permaneceu. Hoje, fora as garrafas de espumante e champagne que devem ter o punt para melhor distribuir a pressão da segunda fermentação, o resto é marketing.

De resto serve somente pela tradição, para dar um pouco mais de equilíbrio as garrafas quando estas são postas em pé ou mesmo quando empilhadas.  Penso até que algumas máquinas possam usar o punt para a utilização nas esteiras de rodagem.

Portanto, de maneira alguma, este buraco servirá para decidir se estamos na frente de um bom vinho ou não. Nunca devem ser motivo determinante na compra de um vinho.  Influência direta sobre o vinho ou sua evolução não tem.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Escolha um vinho pelo seu estilo, não pela garrafa

  1. Parabéns, pelo comentário !! E lanço um desafio a você, meu caro comentarista: a partir de hoje, por dois meses, tomar vinhos apenas com garrafa de fundo plano, independente de país, produtor, tipo da uva… E a partir daí, compartilhar conosco sua experiência, informando o que bebeu, qual sua percepção, e qual a sua conclusão…

    • Boa. Vou aproveitar a quaresma e nestes 40 dias só beberei as garrafas de fundo chato que encontrar em supermercados e lojas especializadas. Aí vamos as análises.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s