Conheça o Bellini. Um drinque que representa Veneza


ITÁLIA VENETO

O único drinque com vinho que eu ouso a beber sem pena. Faço e aprecio com alegria. Este drinque lembra o charme do verão. Desde a cor ao sabor.

E muita história. Ele une alguns dos símbolos do Veneto. Une seu espumante vêneto Prosecco, une Veneza, a linda história do Harry’s bar e os maravilhosos pêssegos locais.

Os canais de Veneza ganham outro sabor com o Bellini.

Vamos falar dos Proseccos, sem eles nada feito. 

A Prosecco (Glera) é uma uva que produz um espumante seco, de cor amarelo clarinho ou branco, nível médio alto de acidez, aromática e refrescante. Ideais para acompanhar pescado no final de uma tarde quente de verão.

UVA GLERA

Hoje a uva está espalhada pelo mundo. Inclusive no Rio Grande do Sul, Brasil, já vem produzindo  excelentes espumantes com esta casta.

Numa das três Venezas que faziam parte do Reino Veneziano, a Veneza Trentina, a Veneza e a Veneza Giulia (Friuli). Acima do Treviso e voltadas para o Mar Adriático ficam Valdobbiadene e Conegliano, duas comunas que nos dão o melhor que o Prosecco pode produzir.

PROSECCO WINE MAP

Hoje, somente as regiões de Valdobbiadene e Conegliano podem usar o nome indicando Prosecco com a uva Glera. Os italianos venderam mudas de Glera nomeando como Prosecco e hoje querem a reserva do nome, assim como ocorre com o champagne da região de Champagne, França.

As outras regiões do Veneto usam a Prosecco, mas colocam nos rótulos o nome de Glera, nome mais antigo da Prosecco.

Falar de espumantes do Veneto é falar da uva Prosecco e seus adoráveis espumantes. Prosecco pode ser uva ou região e elabora espumante de nível. Que o diga o tradicional Bellini

DO HARRY’S BAR

HARRYS BAR

O Harry’s Bar foi aberto em 1931 por Giuseppe Cipriano. O nome vem do americano Harry,  um rico e jovem morador de Boston que frequentava o Hotel Europa em Veneza onde conheceu o, então, barman Cipriani. Assíduo frequentador do bar, Harry parou de frequentá-lo. Preocupado com a ausência do amigo americano Cipriani o encontrou e perguntou de sua ausência

O amigo disse que a família descobriu seus hábitos etílicos e parou de financiá-lo em Veneza. Imediatamente Giuseppe emprestou 500 dólares para que o americano pudesse voltar aos Estados Unidos.

Tempos depois Harry volta a Veneza presenteou Giuseppe com dinheiro suficiente para que ele abrisse seu próprio negócio. Estava aberto o Harry’s Bar em Veneza.

DO CARPACCIO

O Carpaccio foi inventado no Harry’s Bar, onde foi servido para a Condessa Amalia Nani Mocenigo, em 1950, quando ela informou ao dono do bar que seu médico recomendou que consumisse carne crua, rica em ferro. O Carpaccio ganhou este nome em homenagem ao pintor italiano Vittore Carpaccio que ressaltava a cor vermelha em seus quadros.

DO BELLINI 

Criado antes da por volta de 1940 por Giuseppe. O Bellini pensado em homenagem ao famoso pintor renascentista Giovanni Bellini, considerado um renovador do estilo veneziano, por causa da cor do coquetel que é semelhante às que usava em suas pinturas.

                  .

Crédito: Bellini/Divulgação. Pêssego branco, ingrediente para o Drinque Bellini .

Vejam que pêssegos. Mas são pêssegos Vênetos e frescos. Algo muito raro por estas paragens.

Na ausência deles vamos de pêssegos em calda. Mas só os frutos nada da calda

Um dos segredos para fazer um verdadeiro Bellini é usar somente pêssegos brancos; outra dica o pêssego branco deve ser ralado no ralador de queijo, para criar um “purê” de pêssego

A proporção é: 01 parte de Prosecco e três de pêssego ralado. Apenas misture os dois nestas proporções indicadas e vamos iniciar a viagem para Veneza.

Ao som de Bird e Hawkins.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s