Saiba sobre o Conhaque


CONHAQUE

O verdadeiro Conhaque.

Aliás, o nome Brandy vem de burned wine pela bi destilação do vinho onde se aquecem cubas especiais para a destilação, tais como as dos alambiques. O princípio de produção dos Conhaques é igual ao dos uísques e dos destilados em geral.

A chamada água da vida depois de bi destilada vai para os tonéis de carvalho e aguardam o envelhecimento correto.

Outra informação interessante.

A HISTÓRIA

A história do Conhaque é igual a de todos os vinhos fortificados e sempre uma solução para um problema recorrente. Como transportar em longas viagens um ser vivo em estado de evolução com tantas diferenças de temperatura e constante oxigenação?

Charentes é uma região que fica acima de Bordeaux e com extrema facilidade de escoamento e recebimento de mercadorias pelo Atlântico. Vejam no mapa.

COGNAC

Neste contexto comercial de exportação e importação era frequente, a partir no século XII, quando navios vindos da Noruega com carregamento de sal levavam de volta os vinhos produzidos em Charentes.

Para que este vinho pudesse aguentar as viagens entendeu-se necessário incluir no vinho tranquilo parcelas de vinho destilado aumentando a quantidade de álcool para robustecer o vinho. O transporte em barricas de madeira que não só conservavam melhor o Conhaque como adicionavam notas mais complexas.

O segundo impulso foi com a expulsão dos Protestantes. Antes estas região da França era livre para a prática de qualquer religião, inclusive a Protestante. Quando Luis XIV, o Rei Sol expulsou os Protestantes, estes, foram para o Reino Unido e dali começaram a importar o destilado e a carregá-lo mundo afora.

O vale de Charantes, ao redor da cidade, possui as condições ideias para o desenvolvimento das uvas. Muito sol no verão, invernos fortes e úmidos, forte influência do Atlântico em todas as épocas do ano garantem muita qualidade nas uvas que serão bi destiladas. Ali uma uva especial a Ugni Blanc ganha vigor.

A grande uva dos Conhaques de excelência é a Ugni Blanc, para os italianos Trebbiano, com pequenas parcelas de Folle Blanche e Colombard.

Classificação do Conhaque

** VS (Very Special), Trois Étoiles (Três Estrelas): Mais jovem, tem dois ou mais anos no barril.

** VSOP (Very Special Old Pale), Reserva: Mínimo quatro anos de barrica.

** X.O, Napoléon, Hors d’Age: Mínimo de seis anos de barrica.

Muitos países souberam desenvolver bebidas de qualidade. Sem ir muito longe, a Espanha produz Brandies que podem jogar nas ligas mais competitivas. Entretanto, ninguém como os franceses souberam codificar, tabular e traçar sua geografia em função da qualidade de sua produção.

Agora, claro que há Conhaques e conhaques. Uns maravilhosos, desta região que acabamos de escrever. Outros feitos sabe lá Deus do que, algo como um destilado de suco de frutas.

Um Conhaque pede A Billie.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s