Gewürtztraminer – Nome alemão uva italiana e terroir francês


UVA GEWÜRTZTRAMINER

Pois bem a Gewürtztraminer, da família das Traminer,  parece ter crise de identidade. Possui a casca vermelha, mas produz um vinho branco de excelência máxima.

Tem nome alemão mas nasceu em Traminer, hoje, Itália, Alto Ádige, antigo Süd Tirol do império Austro-Húngaro, mas faz um sucesso danado na Alsácia, França.  Para muitos difícil de falar o nome, mas muito fácil de se apaixonar pelos seus vinhos.

Esta é a Gewürtz (especiaria) em alemão Traminer (da região de Tramin-Itália).

Se a Sauvignon Blanc   vai do vinho com acidez marcante, estilo lima-limão, até os minerais. A Gewürtztraminer segue, dos vinhos levemente minerais e de acidez mais baixa até espetaculares vinhos tardios, principalmente os alsacianos, alemães e austríacos.

Como todas  as uvas brancas de casca vermelha, entre elas a Pinot Gris e a Vermentino  produzem vinhos de um amarelo dourado inebriante  muito aromáticos e de acidez média baixa.

Cuidado ao abrir um bom vinho com esta uva, logo surge uma explosão de aromas que vão das frutas ao frutos secos.  Na boca outro show. Na ponta da língua o seu adocicado característico e ao fundo a acidez bem-vinda. Experimente encher a boca com este vinho e deixá-lo lá por uns instantes. É  um caleidoscópio de sabores e aromas.

GEWURTZTRAMINER 1

Mas ela tem seus caprichos. Sua produção é baixa o que faz com que muitos não a plantem. Não se adapta fácil em qualquer lugar. Alcança seu potencial máximo na Alsácia, mas pode ser encontrada com qualidade na Itália, Alto Ádige, Austrália, Nova Zelândia, EUA e, com critério, no Chile e no Brasil, isto mesmo. O Brasil em tempos idos foi um bom produtor desta casta, principalmente na fronteira com o Uruguai.

Mas, sem dúvida alguma, os alsacianos são os melhores nesta casta.

Em termos de gastronomia, são parceiros ideais para a culinária alsaciana que lembra a alemã. Carne de porco com temperos agridoces.

Em falar em agridoces, certamente, vai muito bem com culinária oriental ao estilo Thai.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Gewürtztraminer – Nome alemão uva italiana e terroir francês

  1. São muito bons, desde os bem básicos e baratinhos nacionais que já começam mostrando o que nos espera nos tops!
    Boa!!

      • Temos atrás recebi uma amostra de um fornecedor, amigo, de um Sauvignon Blanc, segundo ele. Bem abrimos a tal SB e não entendemos nada; após muitas fungadas o Rafael aqui da loja, todo feliz e empertigado matou a charada: Gewurtz, sem erro!
        Bem liguei para o fornecedor e colhi maduro o verde que joguei: – Comprou tua uva SB na fronteira? e ele: – como vc sabe? perguntou de volta ao que respondi:- Fácil, lá tem ótimos Gewurtz, -como assim? -o que vc comprou como SB é na realidade Gewurtz, pois lá tem uns que saem bem fiéis a mãe.
        O amigo produtor bateu pé, e engarrafou como SB, e durante um tempo tivemos um rótulo SB com interior Gewurtz.
        Coisas do vinho.
        Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s