Assyrtiko a uva branca da Grécia


UVA ASSYRTIKO 1

 A mais importante, completa e complexa uva branca da Grécia. Podemos dizer que ela é para Grécia o que a Chardonnay é para a França ou a Chenin Blanc para a África do Sul.

Uma uva que se participa de todos os estilos de vinho possíveis, desde brancos jovens aromáticos e refrescantes, passando pelo envelhecidos com aromas de nozes. Desde os vinhos tranquilos aos espumantes e vinhos de sobremesa.

Seu berço é a ilha de Santorini onde tem uma D.O.C Denominação de Origem Controlada somente para ela. Dependendo da condução e tempo de colheita a Assyrtiko, apesar do sol e calor inclementes no verão grego mantém acidez e frescor no ponto certo para excelentes vinhos.

Utilizada em corte com as Aidani e Athiri compõe o original e fantástico Vin Santo, Vinho de Santorini utilizado historicamente nas missas celebradas pela Igreja Ortodoxa Grega. Há a versão deste vinho, com outras uvas, feita na Itália.

Pensem em verões que passam facilmente dos 40 Graus Celsius. Ventos fortíssimos e quentes quase todo ano Escassez de água, solos vulcânicos e pedregosos.

É de imaginar que nenhum vinhedos aguentaria tamanho esforço. Pois bem, ali há vida.

São vinhedos plantados perto do mar, nas encostas, baías e ilhas. Predominantemente com uvas brancas nativas. A Assyrtiko é a chave para o sucesso. Rude, firme e única. Resposta da natureza para tamanha adversidade.

Mas como seria a proteção das uvas a estas adversidades?

Para protegê-la do frio os vinhateiros conduzem os vinhedos em forma de ninho, como na foto acima. Assim protegem a delicada uva dos fortes e quentes ventos e do sol inclemente garantindo assim os frescor necessário para termos um vinho branco de qualidade.

Le cépage assyrtiko que l'on retrouve sur l'île de Santorin en Grèce

Uva que apesar do sol tórrido e de escassez de água, mesmo mantendo índices de açúcar acima da média para uma casta branca ainda mantém excepcionais níveis de acidez. Outra característica interessante é sua mineralidade bastante firme.

Uva bastante múltipla produz desde vinhos tranquilos até os vinhos com uva desidratadas pela técnica do passiamento  como o Vin Santo.

E, claro, uma das mais características uvas da Grécia.

Vinhos gregos são clássicos como Joe Cocker. Sempre revitalizado.


					
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s