Sciachetrà – Nome estranho vinho fantástico


SCIACHETRÀ

Belo, belíssimo vinho. Os que me acompanham sabem que raramento indico algum vinho. E de fato é verdade. Primeiro porque digo que não se bebe vinho pela boca dos outros. Títulos hiperlativos como O Melhor Vinho de tal lugar, para mim são, quase sempre, embustes comerciais. E lá se bebeu todos os vinhos deste lugar? Segundo o enfoque deste blog é desmistificar e explicar o mundo do vinho. Assim indicações fogem do norte adotado.

Porém, há alguns selecionados vinhos que fazem parte do seleto grupo DA MINHA caixinha de lembranças, portanto, minha e só minha, que vez ou outra gosto de ilustrar alguma matéria já falada, como o Apassimento das uvas.

Este é, para meu exclusivo prazer, o melhor passito que já apreciei. Recomendo a todos que na frente dele estiverem tenham sejam servidos por Ganimedes.

Muitos terroirs são estupendamente lindos, porém seus vinhos nem sempre acompanham as suas belezas. Outras vezes a forte dicotomia entre os aromas e cores de um vinho e seu paladar.

Porém, certas regiões abençoadas são tão lindas quantos os vinhos que produzem como La Spezia (Liguria – Itália) berço deste vinho especial.

Na Liguria, Gênova, capital da província da Ligúria, desde sempre foi uma importante cidade portuária. Rivaliza com Marselha o destaque portuário do Mediterrâneo. Dali chegavam e saiam os mercadores com produtos vindo do centro da Europa para serem negociados no lado oriental. Assim que aportavam as mercadorias subiam a Liguria e chegavam nas ricas províncias da Lombardia e Piemonte. Não se esqueçam de que lá nasceu e criou-se Cristóvão Colombo.

Desta maneira a cidade de Genova sempre conviveu com os vinhos e foi determinante para a internacionalização deste produto, principalmente, na rota Europa – Oriente.

Mesmo assim a Ligúria nos oferece bons vinhos com castas nativas. Aqui, como no resto do mundo tem-se trocado quantidade por qualidade.

A província é uma estreita faixa que vai da França até a Toscana, passando por Emilia-Romagna, acima estão as ricas Lombardia e Piemonte.

Em razão dos Alpes vai-se do nível do mar a consideráveis alturas em poucos quilômetros. Os terraços onde estão os especiais vinhedos das uvas que compõem esta dádiva de Deus, o Sciachetrà.

O clima é mediterrâneo o que favorece as castas típicas da região. A região é conhecida como Riviera Italiana.

Os vinhedos ficam em escarpas muito íngremes espremidas e debruçadas no mar. Muitos vinhedos só tem acesso por barcos. Entre as vinhas utilizam carrinhos ao melhor estilo bondinho.

Várias vinhas são plantadas a mão. Impossível mecanização.

ITÁLIA LIGURIA WINE MAP

Nesta região está a famosa Cinque Terre. Vilarejos de pescadores elevados a mais alta visitação turística pela beleza intrínseca do lugar. Só olhar a foto já basta.

riomagiore

 

O vinho branco mais conhecido é o Sciachetrà com as uvas locais Vermentino, Bosco e Albarola.  Cinque Terre composta por cinco aldeias de pescadores, hoje e patrimônio cultural mundial e destacado local turístico.

A JOIA DA LIGÚRIA –  O SCIACHETRÀ

Após a colheita manual e o transporte via bondinho como falei. As uvas são colocadas em pallets empilhados para que sequem com o tempo. Os fortes ventos secos tratam de realizar o trabalho.

O Appassimento deve assegurar uvas capazes de nos trazer um vinho com pelo menos 17 g/l álcool para ser colocado no mercado, no mínimo um ano depois. Ficam em geral nove meses secando, são elaborados passam por barricas de madeira. Nas melhores versões o Risierva tem um tempo maior de descanso antes de vir ao mundo.

Resultado? Um ouro líquido. Um vinho de cor dourada, quando jovem e âmbar quando envelhecido. Aromas de mel, nozes e laranja.

Um presente aos nossos sentidos. Aos nossos olhos, ao nosso olfato e ao paladar. Pura sensação de leveza e prazer. Um vinho exigente e ao mesmo tempo prazeroso.

Exatamente como esta composição de Schubert. Com o Mestre dos Mestres do Cello. Rostropovich.

 

 

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Sciachetrà – Nome estranho vinho fantástico

  1. Peter,muito obrigado pelo seu blog,a gente viaja com todos os detalhes e se encanta com todas as fotos e fica com muita vontade de degustar os Vinhos destacados,Parabéns Peter,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s