VINHO FORTIFICADO. O QUE É?


VINHO FORTIFICADO

Este da foto é um Marsala. Um fortificado do oeste da Sicília. Porém há outros clássicos exemplos no mundo. Portugal é mestre neste estilo de vinho. Vide Madeira, Porto e Moscatel de Setúbal. Foi durante muito tempo o vinho consumido no mundo. Aliás, dominavam os vinhos doces, sejam pelo método de adicionar álcool ou aguardente vínica, seja pela doçura do estado passa das uvas.

Principalmente nos tempos das longas viagens de navio e zero conservação a frio dos vinhos. Desta maneira o álcool protegia o líquido.

Mas como são feitos?

Os chamados vinhos fortificados se posicionam na classificação de vinhos de sobremesa, mas que podem ser bebidos a qualquer hora do dia.

Tecnicamente pouco mudou o estilo de serem elaborados. Obtêm-se o mosto de uvas tintas ou brancas, lembrando que mosto é uva esmagada, ainda com casca e sementes. Depois de um início de fermentação, número de dias varia de produtor para produtor ou mesmo de estilo para estilo.

Porém, em dado momento entra em cena a fortificação do mosto. É a entrada em campo do álcool vínico e/ou aguardente vínica. Com diferenças entre eles.

Aguardente vínica, para muitos Grapa é a destilação do suco presado (mosto) das cascas e sementes do que sobrou para a elaboração do vinho. Já álcool vínico

O que nos interessa é que com a entrada de fortes percentuais de álcool há a eutanásia de todas as leveduras estancando-se a fermentação.

Resultado? Um vinho a ser elaborado com alto percentual de açúcar e álcool algo em torno de 18/19 G/L.

Depois cada qual segue seu caminho de continuidade.

Recomendo, fortemente, a leitura destes destaques que já publicamos por aqui. Vinho do Porto o Madeira, o Marsala e, por fim, Moscatel de Setúbal.

Ao fim lembro que combinam como já vimos em harmonização vinhos e  chocolates e queijos de azuis, como o Gorgonzola.

Ou mesmo com um bom jazz. Peterson e Basie, que tal?

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s