CINSAULT – A UVA DO SOL


UVA CINSAULT

Falar em Cisault é falar do sol. Algumas uvas não gostam de muito calor e insolação, como a Barbera, por exemplo. Porém, há outras que necessitam de muito sol para amadurecer corretamente. A Cinsault é uma delas. Para que possamos amadurecer esta casca grossa repleta de taninos, somente muita insolação. Já vimos no alemdovinho que os taninos são um fundamental quesito na elaboração dos vinhos tintos.

Mas, falar da Cinsault é falar de uma uva com muitos sinônimos, mas não é só, é a mesma uva com nomes muito importantes e fundamentais em regiões chave para certos países.

Talvez o nome mais importante que ela tenha e, infelizmente, o menos conhecido é Hermitage. Tinha este nome no sul da França antes da expulsão dos Huguenotes por questões religiosas. A turma depois de expulsa da Gália foi parar na África do Sul no final dos anos 1.400. Levando, além da Chenin Blanc a Cinsault que lá ganhou o nome de Hermitage. Depois no cruzamento com a Pinot Noir nasceu a famosa Pinotage, uva ícone daquele país.

Mas vamos ao objetivo da publicação. A Cinsault. Como disse ama o sol. Uva de maturação tardia precisa de muitas horas de insolação para que os taninos estavam perfeitamente maduros. Assim sua localização ideal, além de Rioja, como vimos acima é o sul da Espanha, mas principalmente França.

Uma das três uvas de ouro do Mediterrâneo europeu junto com a Mouvèdre (Monastrell) e a Grenache (Garnacha)

Além de sere peça importante no Rei do Rhône (sul da França) o Châteauneuf- du-Pape um show de vinho que leva mais de treze uvas tendo a Grenache como uva mestra.

Importante uva na composição dos roses do Languedoc-Roussilion e nos cortes de vinhos tintos. Aqui ou ali a encontramos em varietal. Olhem a composição destes roses ainda sem rótulo oficial.

ROSE 2

Assim como as outras uvas com fortes carga de taninos da região são carentes de acidez. Possuem volume, são vinhos plenos, cor escura, aromas marcadamente de frutos secos, como tâmaras e damasco, mas, porém, acidez muito baixa e teor alcoólico, consequentemente, em varietal raros são os que não são desequilibrados.

Porém, nos cortes, apresenta-se fundamental. Dá vida, volume e taninos para a guarda dos vinhos, tanto de regiões famosas como Rioja até novos terroirs do sul da Europa.

Agora, em nenhum lugar do mundo mostra-se tão essencial como nos vinhos do norte da África, como Tunísia, Argélia e Marrocos.

Países que veremos na sequência de publicações do alemdovinho.

Vamos nos preparando para o norte da África com a voz mais caliente da Espanha. Buika.

 

 

Anúncios

4 pensamentos sobre “CINSAULT – A UVA DO SOL

  1. Amigo, tenho duvidas se a CINSAULT, não seria a mesma SÄMSÓ, que encontramos em alguns vinhos do DO Montsant, região do Priorat. Sabemos que varias uvas tem diversos nomes nos diversos paises. Ex: Tempranillo=Tinta Roriz=Tinta Toro=Aragonês. No artigo e também em outros que já li a chamam de carrignan ou carineña. A minha duvida acima está centrada na fonética de ambas que é igual. De qq forma todas são maravilhosas, E o corte Grénache/Cinsault na França e Garnacha ou Garnatxa/Sämsó, na Espanha (Montsant) me vem ratificar ainda mais esta suspeita. O que tu achas?

    • José. Tua intervenção, mais uma vez é cirúrgica. São muitos nomes as vezes confundem como eu agora. Já corrigi o texto. A Cinsault nada tem a ver com a Carignan e, por consequência, com a Mazuelo e a Samsó.

      Além de me dar a ideia de escrever sobre a Carignan

      • Olá amigo,Saudações viníferas, rsDesculpe as minhas interferências, mas é por pura duvida mesmo. Porém, se isto vai te provocar a escrever sobre a Carignan, fico muito feliz em sabê-lo e aguardo ansioso pelo teu texto. Um abraço fraterno José Francisco Date: Wed, 25 Nov 2015 11:10:12 +0000 To: jfapolonini@hotmail.com

      • Quisera eu sempre ter intervenções como estas. Já está escrito sobre a Carignan quando falei da Mazuelo, são as mesmas. A Samsó, apesar da grafia é a Carigñan e não a Cinsault.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s