ESLOVÊNIA PEQUENA PRODUÇÃO GRANDE QUALIDADE


ESLOVENIA VINHEDOS

Esta a região do Collio, as Colinas na fronteira com a Áustria e a Itália. Acima os Alpes, no lado oeste Friuli, a Veneza Julia. A Eslovênia produz vinhos desde os Celtas, muito antes dos Romanos. Depois vieram eles que dominaram grande parte da Europa revitalizando técnicas e introduzindo novas variedades de uvas. Após a Igreja com seus Mosteiros produzindo vinho para as suas missas.

Lembrando que os Eslovenos têm variadas culturas e etnias. Nos tempos mais modernos, primeiros os Romanos, depois o Império Austro-Húngaro onde a região era chamada de Áustria Interior. Após a derrocada do Império com a I Guerra Mundial passa a formar a Iugoslávia. Na década de 90 torna-se independente.

Assim, sempre conviveu com os vinhedos. Sofreu os mesmos males de todos os países sob dominação soviética, principalmente o abandono da qualidade dos vinhos em detrimento da quantidade. Livres do domínio comunista repaginaram vinhedos, técnicas de elaboração, maquinários, condução de vinhedos, readaptação de uvas nativas, enfim, renascimento.

Mas como é o terroir da Eslovênia? Falar de terroir é falar de Clima, Solo, Geografia e Intervenção Humana.

Então, vamos lá. O clima da Eslovênia é muito variado. A parte norte influenciada pelos Alpes tem um clima típico continental. Invernos rigorosos, chuvas bem reguladas e verões curtos quentes e secos com noites frias. A parte sudoeste é fronteira com a Itália e está ali o pequeno litoral do país. Não podemos chamar de clima mediterrâneo, porém muito influenciado pelo Mar Adriático. Menos frio no inverno, chuvas mais irregulares e verões também mais instáveis.

A leste o país é influenciado pelo clima da região da Panonia. Mas o que é isto? A Panonia foi uma região central da Europa, onde hoje é a parte ocidental da Hungria e parte da Sérvia, Croátia, Eslovênia, Bosnia-Herzegovina, Áustria e Eslováquia. Para o que nos interessa é a parte leste da Eslovênia. Clima mais quente e seco, no verão, pelos quentes ventos. O inverno é o tradicional do clima continental.

O solo é muito variado dependendo da região. A geografia, tirando os vinhedos do litoral, todos os outros são de regiões montanhosas de difícil mecanização como vimos na foto acima. Aliás, quase todo o país tem geografia montanhosa e ainda com muitas florestas nativas.

A grosso modo há três principais regiões vinhateiras no país.

Rapidamente temos:

PRIMORJE – PRIMORSKI

Os vinhos do litoral. Lembrando que a região é fronteira com os famosos vinhos da Veneza-Giulia, hoje Friuli. Nas Collios como na foto acima em destaque. Colinas que estão numa média de 500 metros nível do mar e vãos descendo em direção ao Adriático. A região divide as brancas internacionais, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Grigio e a friulana, antes chamada de  Tocai-Friulano, hoje só de friulano, na região de Ravan aparece aqui a branca Rebula, chamada do outro lado da fronteira de Ribolla-Gialla e as tintas de frio, Pinot Noir e Merlot. Não sem esquecer a, também nativa, tinta Refošk, a Refosco, tradicional uva do Trento e Friuli.

Aqui os grande vinhos eslovenos.

PRODAVJE

São os vinhedos a nordeste/leste do país. Maior região produtora, alta densidade de vinhedos. Região de clima continental, mas fortemente influenciada pelos quentes ventos da Panonia. Nas partes mais altas perto da Áustria excelente produtora de espumantes. Uvas da região germânica como a Gewürtztraminer, Riesling Müller-Thurgeau entre outras.

POSAVJE

A menor região produtora. Localiza-se ao sul da Eslovênia em linha de fronteira com a Croácia. A região mais quente e ensolarada do país terra de tintos e de um vinho especial. O Cvicek um vinho elaborado pela mistura de uvas tintas e brancas, acidez alta e baixo teor alcoólico tradicional da região.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s