BOBAL – BONARDA – O QUE ELAS TÊM EM COMUM?


UVA BOBAL

A Bobal, mas tantas outras uvas que possuem no seu DNA a volúpia de crescer. São as chamadas uvas vigorosas produzem muito quando nas suas condições ideais. Muita produção, espaçamento entre as videiras indevido geram uva desequilibradas e de baixa qualidade técnica. Uvas que precisarão ser equilibradas quimicamente.

Mas elas também são exemplos positivos. Quando o viticultor abdica da quantidade pela qualidade tem uma grata surpresa. Aqui não é diferente.

Só para ficarmos neste exemplo que pode ser replicado as dezenas. A Bobal seguia o mesmo caminho. Uva prolixa, vigorosa que inclusive produzia tintos de baixa qualidade e mesmo suco de uva concentrado. Até que resolveram, para dizer uma palavra da moda, repaginá-la.

Hoje com menos área plantada, mais espaçamento entre as videiras, podas, verde e seca, corretas, diminuindo a quantidade de produção, mas tendo enorme qualidade de uva, isto é, uvas equilibradas, há belos vinhos produzidos com ela.

Nativa de Valência, mais precisamente Utiel-Requena.

Ali, ali acima de Jumilla e Yecla, terra da Monastrell está Utiel-Requena. Lá muitos vinhateiros dedicam-se, exclusivamente, as Cavas, os espumantes espanhóis.

Ali, nesta sub-região de Valência está o berço da Bobal. Mais de 60% dos vinhedos plantados com ela. Perfeitamente adaptada aos 700-900 metros de altura é uma tinta com bela reserva de taninos, bastante tintória, boa acidez e graduação alcoólica. A acidez da Bobal é sempre bem-vinda no corte ou em varietal, eis que as demais tintas são carentes deste quesito importante que nos traz vinhos, quando jovens, mais frutados e frescos. A carga de taninos bastante adequada nos traz envelhecimento com saúde.

Ah, sua acidez também é muito bem-vinda aos vinhos rosados, uma especialidade de Utiel-Requena e aos Cavas.

Agora, tudo depende da condução nos vinhedos para que se tenha uma fruta equilibrada e saudável na mão, conforme vimos acima.

E viva a diversidade.

Jovialidade se alcança com a maturidade. Assim como a Bobal, Ibrahim Ferrer e Omara Rotuondo

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s