MAZUELO/CARIGNAN


UVA MAZUELO

A Mazuelo de Rioja é a mesma e conhecida Carignan espalhada por toda a borda mediterrânea, indo da Espanha até a boca do Rhône. Fundamental uva do norte da África como Marrocos, Argélia e Tunísia. Originária da cidade de Cariñena, Aragon, Espanha de onde trouxe o nome.

Junto com a Monastrell (Mouvédre), Garnacha, também Riojana, (Grenache) e a Cinsault formam o quarteto de ouro do sul da Europa. Uva com uma característica importante a sua maturação muito tardia quase sempre a última a ser vindimada já quase no outono. Por esta razão adora locais quentes com muita insolação. Daí seu sucesso em Regiões quentes como Rioja, Maule (Chile) sul da Europa e norte da África.

Outro detalhe importante são seus sinônimos. Principalmente, Mazuelo, também uma cidade de Burgos. Faz parte do corte clássico Riojano com a quase onipresente Tempranillo  e a Graciano.

Outro detalhe fundamental é que se trata de uma uva muito vigorosa altamente resistente às doenças, assim se não cuidada produzirá vinhos sem nenhuma qualidade plausível, aliás como ocorre com todas as uvas que possuem este aspecto.

Possui um clone para a versão branca, a Carignan Gris muito plantada a leste da Catalunha Empordà e no outro lado, França.

Ao exemplo da Grenache e da Mouvèdre, no Mediterrâneo produz vinhos com cores escuras, belo volume de boca, vinhos “gordos”, porém com baixa acidez o que às vezes a tornam, em varietal um pouco enjoativas.

Porém, como sua amiga Garnacha, no nordeste da Espanha muda um pouco.

Vamos falar um pouco da versão Riojana desta uva a Mazuelo. Não tão elegante e aromática, como a Tempranillo. Transfere aos cortes volume, cor, taninos e vocação para as barricas de envelhecimento.

Uva quer requer muitos cuidados no vinhedo. Espaçamento de videiras, podas secas e verdes, vinhas muito antigas. Aqueles vinhateiros que a ela se dedicam não perdem por esperar. São vinhos muito singulares e ímpares com o DNA de Rioja.

Estamos no sul da Europa.

Quem sabe o Adágio de Joaquin Rodrigo nas mágicas mãos de Yepes?

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s