VIOSINHO – A ACIDEZ NO PORTO BRANCO


UVA VIOSINHO

Já falamos das principais uvas que compõem o vinho do Porto tinto. Agora vamos falar das principais que participam do corte dos vinhos do Porto branco. Já falamos de algumas delas como a Gouveio, Rabigato, Arinto e, agora, a Viosinho.

Nomes fantásticos uvas mais ainda. Querem nome melhor que Viosinho? Parece aquele vinhosinho querido.

Pois bem, esta casta é nativa do Douro Superior e, alguns dizem, ser originária de Trás-os-Montes. Uma região que fica acima do Douro Superior, na fronteira com a Espanha.

Antiga casta proveniente de maneira esparsa em vinhedos muito antigos. Hoje, repaginada, revista e revigorada. Ela trás aos vinho do Porto Branco, principalmente, a acidez necessária.

Origina, em versão varietal, muito rara ou inexistente, muita força em acidez e aromas florais. Mas, em corte um dos equilíbrios necessários a um bom vinho, acidez e aromas.

Se vocês prestarem atenção nas informações dos vinhos brancos tranquilos do Douro ela também está quase sempre presente.

Como produz pouco, um verdadeiro desafio aos produtores e é muito suscetível às doenças da umidade ela é plantada em pequenas parcelas nos locais mais quentes e ensolarados dos socalcos do Douro.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s