VINHO BRANCO SEMPRE DEVE SER JOVEM? NÃO. MIL VEZES NÃO.


ALEMANHA MOSELA 3

Certezas nem a morte nos traz. Há os que acreditam em vida após a morte. No mundo do vinho é igual.

Mais uma ideia preconcebida que se evapora. Há no conhecimento de muitos que os vinhos brancos foram feitos para serem bebidos jovens, isto é, com até 3 anos de garrafa. Ledo engano.

Certo que a grande maioria dos vinhos brancos devem ser bebidos jovens, digamos em até 3 ou 4 anos do engarrafamento. Mas não é uma regra definitiva. Há honrosas e maravilhosas exceções, bem como alguns estilos de vinhos brancos que merecem e pedem o envelhecimento.

Vinhos brancos longevos e com saúde são exceção.

Das encostas este vale no rio Mosela está o berço de uma das uvas brancas mais longevas, a Riesling Renana. Outra grande branca com vocação para o envelhecimento e a Sémillon, de Bordeaux que por ser muito suscetível ao apodrecimento pela Botrytis Cinerea  faz parte de uma Ferrari dos vinhos de sobremesa, o Sauternes. Entre outras brancas como a austríaca Grüner Veltliner.

O que liga estas duas uvas tão distintas? A acidez. Elevados graus de acidez com madureza do fruto são a chave de envelhecimento dos vinhos brancos.

Estas uvas, a primeira  desde sempre plantada na Alemanha e a Sémillon que até a década de 70 era uma das uvas brancas mais plantadas no mundo perdeu terreno para a Chardonnay e a Sauvignon Blanc, hoje temos esta casta com magnitude máxima na Austrália, nos trazem vinhos bastante longevos, algo em torno de 8 a 10 anos em alguns casos são essenciais para que desenvolva sua plenitude.

Se abertos antes são quase intragáveis, se esperarmos o tempo certo nos trazem aromas que remetem a nozes e frutos secos. Na boca a quela acidez agressiva se vai temos um vinho untuoso e acidez correta. Um delírio.

Mas técnicas de elaboração, como a passagem por barricas dão a algumas castas brancas a parceria certa para o envelhecimento com saúde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s