SAUTERNES – O VINHO DOCE DE BORDEAUX


FRANÇA SAUTERNES

Se alguns vinhos são nobres este é um deles. Com o Tokaj são os representantes mais famosos de um estilo de vinho de sobremesa ou doce.

Com a ajuda da natureza através de um fungo que aparece em condições climáticas especiais, a Botrytis Cinerea, podem ser chamados de elite dos vinhos doces.

A Botrytis Cinerea  é um fungo que ataca a uva quando determinadas condições de calor e umidade aparecem no final da maturação do fruto. Ele é a famosa podridão nobre.

No início vai causando pequenos furos na casca, desidratando o bago. Na medida que vai avançando vai enfeando o cacho, tal qual na foto, mas não se preocupem, deste patinho feio sairá um vinho único, os inefáveis vinhos doces botritizados.

Interessante destacar que a botritis não ocorre em todo o lugar, pelo menos não com a frequência anual que ocorre em alguns locais, como Bordeuax e em Tokaj, Hungria.

Sauternes fica ao sul de Bordeaux. Sauternes certamente é um mito no quesito vinho doce, aqueles chamados de vinhos de sobremesa. Só encontra adversários a altura no leste europeu, Tokaj, Hungria e nos Ice Wine alemães e austríacos.

SAUTERNES WINE

Graves, onde fica Sauternes está à 1 hora de carro da cidade de Bordeaux indo para o sul. Verões quentes e úmidos levam ao aparecimento de neblina que aumenta ainda mais a umidade. Calor mais umidade é igual ao aparecimento de fungos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s