GOUVEIO – UVA ESPECIAL DO NORTE DE PORTUGAL


UVA GOUVEIO 1

A Gouveio chamada assim no Minho e Verdelho Douro, Trás-os-Montes e recentemente no Alentejo aonde vem dando conta do proposto.

Há no Douro a confusão de nomes com outra Verdelho aquela uva quase nativa da Ilha da Madeira e Açores, eis que lá estão trazidas pelos missionários.

A Gouveio ou Verdelho como é chamada no Douro e onde faz parte do corte tradicional das uvas que fazem parte do Douro licoroso branco.

Assim como outras uvas do norte de Portugal atravessam o rio Minho que faz fronteira com a Espanha e lá ganham nomes espanhóis. Assim o é com a Alvarinho (Albariño), a Sousão (Sousón) e outras.

A Gouveio ganha o nome de Godello. Na vizinha Galícia foi extinta na década de 70, hoje é a menina dos olhos de muitos produtores da região e do norte de Portugal, Minho e Douro.

Seus vinhos tem acidez necessária para nos trazer frescor, aromas de frutos de polpa branca, maçã, pera, algo de pêssego.

Muito sensível às doenças da humidade e calor como o oídio a Gouveio dá-se muito bem em locais quentes e secos e mesmo assim mantendo a acidez alta, daí ter migrado para o Alentejo, clima que ela adora e de presente leva acidez aos brancos de lá tão carentes neste quesito. Prospera, também, nas áreas mais quentes do interior de Portugal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s