BOAL – O FIEL DA BALANÇA NA DOÇURA


UVA BOAL

Eis a Boal. Em termos de doçura, o fiel da balança nos vinhos fortificados da Ilha da Madeira. Nativa de Portugal está na Ilha da Madeira desde sempre compondo e participando da elaboração dos famosos vinhos licorosos da ilha.

Uva branca tradicional na elaboração do fortificado. Disse que é o fiel da balança pelas razões que seguem.

A Ilha da Madeira fica em torno de 1.000 quilômetros de Lisboa e a 600 do litoral africano, Marrocos, só por aí se vê que os vinhedos estamos completamente fora dos padrões portugueses de clima, temperatura e solo.

As vinhas são plantados na lateral dos morros com ajuda de socalcos, verdadeiras paredes de pedra a segurar os parreirais.

Ilha conhecida no mundo pelo seu potencial turístico, também é imediatamente reconhecida pelo seu vinho fortificado, o MADEIRA.

O VINHO MADEIRA

Alguns o têm como semelhante aos vinhos do Porto. De semelhante apenas estarem no mesmo país. Ao contrário dos vinhos da Madeira que utilizam álcool vínico os Portos utilizam aguardente vínica, o que traz aromas e sabores bem diferentes do Porto, para estancar a fermentação e manter altos índices de álcool e açúcar, a característica principal dos vinhos fortificados, além de serem “cozidos”.

As diferenças são muitas. A começar pelo terroir. Os vinhos da Ilha da Madeira são produzidos a quase 1.000 quilômetros do continente português. Outro solo, outra geografia, outro clima e outra intervenção humana, bem como se caracteriza o terroir.

Aqui as uvas sofrem o clima marítimo de moderado a quente com altos índices de pluviosidade. Os vinhedos são plantados nas encostas para que o solo esteja sempre bem drenado.

Diferente, também, nas uvas que compõem o vinho. No Madeira quase a totalidade dos vinhos é elaborado com a Tinta Negra.

O restante com as uvas Sercial, Verdelho, Boal e Malvasia. Todas brancas.

Interessante é que cada qual que o produz dirá se o vinho é seco, meio seco, meio doce ou doce. Respectivamente na ordem das uvas.

A classificação também e diferente.

POR DOÇURA

Como vimos acima há quatro classificações por nível de doçura. O seco, meio seco, meio doce e o doce. Cada qual com seu varietal que traz o açúcar natural necessário.

A Boal produz vinhos licorosos estilo meio doce sendo o fiel da balança.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s