ALGUNS DOS INIMIGOS DO VINHO


VINHO PORTO

O vinho tem alguns inimigos, uns naturais outros não. De cara me lembro.

– Uma má companhia. Neste quesito cada um tem o seu conceito de má companhia, mas certamente ela, seja qual for transforma qualquer grande vinho em vinagre, num passe de mágica.

– O oxigênio. Ele é necessário para a transformação da uva em vinho, mas extremamente bem dosado. Sabe-se  que as barricas de madeira têm esta função, depois na garrafa a rolha de cortiça segue este caminho. Mas excesso e ainda na garrafa, quando a rolha está estragada é um desastre. Depois de aberto, então devemos tomar grandes cuidados.

– Uma má harmonização. Ou perde o vinho ou a comida ou o consumidor ou os três. Harmonização é um mais um e não um menos um.

-A temperatura. Vinhos servidos em temperaturas erradas são um verdadeiro desastre.

– Vinhos abertos antes do tempo. Alguns vinhos e infelizmente os mais caros devem ser abertos com no mínimo 6 anos de garrafa. Antes disto é queimar dinheiro.

– Cuidado com as combinações de queijos e vinhos. Eles nem sempre  são amigos. Vinhos tintos com mais estrutura, corpo e taninos, um bom Malbec, por exemplo além de caros não combinam de jeito nenhum com queijos duros e salgados. O sal metaliza os taninos.

– A pressa. É impressionante como algumas pessoas secam uma garrafa de vinho em tão pouco tempo. Sequer deixam o coitado respirar, acordar e liberar seus aromas. O vinho deve ser apreciado, interpretado e entendido. Em cada garrafa tem uma mensagem.

– O preconceito. Frases do tipo: Não gosto de rose. Não gosto de brancos. Não gosto de vinhos deste ou daquele país, em nada contribuem para o seu crescimento no mundo do vinho.

– Estes são alguns dos inimigos mas tem mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s