A RABIGATO – A ACIDEZ DO DOURO SUPERIOR


UVA RABIGATO

O Douro será um capítulo a parte nas publicações deste blog. Por ora vamos apenas dividi-lo em dois. O Douro e o Douro Superior.

Vamos também, a cada dia, explicitar as uvas que compõem seus vinhos especiais, tanto os famosos licorosos ou fortificados como os, hoje, famosos vinhos tranquilos.

Entre uma destas uvas está a Rabo de Gato ou Rabigato pelo desenho de seus cachos que lembra o que está o nome a dizer.

A Rabigato é uma casta branca do Douro Superior, reina absoluta na composição dos vinhos do Porto brancos daquela  sub-região. Não deve ser confundida com a Rabo de Ovelha, uva do Minho, região dos Vinhos Verdes, não há a mínima ligação entre elas.

Sua contribuição aos vinhos do Porto Brancos do Douro Superior é sem nenhuma dúvida a sua acidez que traz vivacidade, frescura e, principalmente, jovialidade, muito em falta quando as temperaturas no verão atingem fácil os 40 graus Celsius, Sobre amadurecendo as uvas, aumentado o açúcar e, por consequência o álcool, mas carentes de acidez que nos traz a sensação de frescor na boca.

Aí entra a Rabigato para reavivar estes vinhos carentes de acidez (jovialidade).

Porém, além da acidez elevada ela é pouco aromática de alta acidez e de baixa produção, por isto até pouco tempo atrás não era vinificada em varietal.

O que não é nenhum demérito. As castas de corte, como esta, servem como peças de um quebra-cabeça, sozinhas não valem nada, mas na obra final são indispensáveis.

Porém, nas últimas décadas com a expansão dos chamados Vinhos do Porto tranquilos esta casta vem sendo trabalhada de maneira correta e, nos anos estremes, nos brinda com vinhos varietais de melhor categoria.

Nestes casos os vinhos nos trazem uma acidez equilibrada e bons índices de álcool suficiente para que seja elevada a uma uva com bastante futuro.

Os aromas são cítricos lembrando frutas de casca laranja como Tangerina, Laranja e algo floral.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s