ALVARINHO – A PODEROSA DO MINHO


UVA ALBARIÑO

Dizem que esta casta é originária da Riesling trazida por algum peregrino que perfazia o caminho de Santiago de Compostela e a trouxe da Alemanha.

De fato possui características muito parecidas com a Riesling, dependendo do solo, altura e clima, varia do cítrico com cor amarelo palha até o amarelo dourado e muito mais aromática e encorpada. Quanto mais frio o clima e mais baixa a insolação na época da maturação mais leve a cor e mais cítrico é o vinho.

O certo é que a  Alvarinho é nativa da região dividida pelo rio Minho, que na verdade é linha de fronteira com a Galícia, Espanha onde recebe o nome de Albariño.

Aliás, como outras uvas do norte de Portugal como a Sousão, a Gouveio e outras.

Muitos perguntam se tem diferença para a Alvarinho plantada em Portugal. Tem sim, não só na grafia como no vinho. Os diferentes terroir da Espanha (Galícia) e do Minho (Portugal) nos trazem vinhos díspares, inclusive há degustações comparativas entre os dois países para escolher a melhor Alvarinho/Albariño.

Excelente vinho para ser apreciado no verão de certo modo com baixo teor de álcool e muito refrescantes devido à acidez. Parceiros de pratos a base de frutos do mar e combinam perfeitamente com culinária da região.

Lembrando que é uma das uvas do trio de ouro dos vinhos verdes com a Loureiro e a Trajadura.

Seguidamente em corte com elas ou em varietal ou mono casta. Seu amadurecimento com excelentes níveis de acidez a tornam ideal para a elaboração de espumantes.

A mesma acidez que nos traz condições para o envelhecimento com saúde de seus vinhos. Há exemplares com mais de 8 anos em plena forma.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s