A RÚSTICA TRINCADEIRA


UVA TRINCADEIRA

É uma variedade temperamental, uma uva estilo ame-a ou deixe-a, muito bem adaptada às regiões mais quentes no centro/sul do país.

Casta que começa a aparecer com mais frequência no centro – sul e irá até o Algarve. Geralmente aparece em corte com a Castelão, nos vinhos do Tejo e Alentejo agregando acidez, frescor e elegância. Contribui, também, com os aromas de frutos vermelhos como amora e ameixa.

Como é muito vigorosa há necessidade de trabalhá-la vem nos vinhedos com as podas necessárias e o espaçamento entre as videiras.

Os vinhos varietais com esta casta são mais raros que aqueles que ela oferece o seu charme para complementar o quadro que é um vinho de corte ou blend. Ali, como falei, aporta acidez o que muitas vezes falta em vinhos de locais quentes como o Alentejo e o Algarve.

 Para harmonizar esta rústica casta com fortes taninos, muitas vezes ainda bem presentes, ou seja, sem que o vinho tenha tido o tempo necessário de guarda (descanso) nas garrafas, algo em torno de 4 a 5 anos, certamente eu iria com carnes assadas e molhos bem consistentes.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s