VINHO DO PORTO – UM CLÁSSICO


DOURO LINDO

Em primeiro lugar o Douro. Este vale lindo, fantástico que vem serpenteando desde a fronteira com a Espanha nada mais é que a continuidade do rio Duero.

Velho conhecido dos Romanos que por ali iniciaram sua presença de 500 anos na península ibérica.

Trouxeram suas uvas e aprimoraram as vinhas existentes desde antes de sua chegada no século II A.C.

O vinho do Porto como o conhecemos hoje veio muito depois somente no século 17. Havia, na época um estreito relacionamento comercial e político entre Portugal e Inglaterra. Assim portugueses foram para a Inglaterra e o contrário se estabeleceu com o fito comercial.

Por isto os nomes ingleses nas Quintas que produzem o Porto.

Troca famosa saia o vinho e vinha o bacalhau, olha aí a paixão inglesa pelo líquido de Baco e o dos portugueses pelo peixe do Mar do Norte. Aí o início da história deste vinho ímpar. Outros tratados surgiram, em especial o de Methuen e o vinho do Douro era cada vez mais requisitado.

Para aguentar as viagens marítimas nos tonéis de vinho colocava-se aguardente vínica, pronto o princípio do vinho do Porto tinha iniciado.

O vinho do Porto, como qualquer outro vinho generoso (fortificado) é o vinho que recebe aguardente vínica logo no início do processo de fermentação, aumentando o grau alcoólico e mantendo alto índice de açúcar natural.

Nestas encostas os socalcos foram construídos na mão. Ali estão as vinhas descendo o vale. E nelas estão as principais uvas do Porto Tinto. Tinta Roriz, Tinto Cão, Tinta Amarela (Trincadeira), Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Barroca

douro 1

ESTILOS

Porto Vintage: É o vinho de uma só colheita, produzido num ano extraordinário, engarrafado cedo, e dentro de dois ou três anos da colheita, comercializado como tal, desde que aprovado por órgão competente. Lembrando que no seu processo de maturação é utilizado o mínimo contato com o oxigênio, resultando em vinhos mais encorpados e com excepcional capacidade de envelhecimento, algo em torno de 100 anos.

Além de eles serem secos, meio-secos ou doces, os vinhos do Porto podem assim classificados.

Tawny: São os vinhos do Porto envelhecidos em condições oxidativas, portanto em tanques abertos, cores mais alouradas, aromas de uva passa, cacau, frutos secos e especiarias, baunilha e canela. Para promover este tipo de envelhecimento, as casas de vinho do Porto recorrem ao uso da madeira, que permite que se deem trocas gasosas. Estas vasilhas de madeira têm ao longo da maturação um papel importantíssimo no fornecimento de oxigênio aos vinhos do Porto. O contato com o ar e a quantidade determinam, fortemente a qualidade, a cor e os aromas que ganhará o vinho.

O Ruby: Pelo seu maior contato com a madeira tem cor vermelha profunda, aromas frescos a frutos vermelhos e taninos mais evidentes, vale dizer que armazenados em menor quantidade que o anterior em condições oxidativas menores, resultando num vinho mais onde os aromas e taninos são mais evidentes fornecendo ao vinhos mais complexidade.

Late Bottled Vintage LBV que permanecem em tonel entre quatro e seis anos. Tem este nome porque mesmo em anos Vintage as vinícolas têm permissão legal de engarrafar uma quantidade compatível com sua área plantada. Então aqueles que não foram Vintage por extrapolarem esta cota determinada tornam-se os LBV. Últimas Garrafas Vintage com preços bem mais acessíveis.

Porto branco:  Feito com castas brancas e específicas para este tipo de vinho e envelhece em grandes tonéis de carvalho (20 mil ou mais litros). Tipicamente vinhos do Porto brancos são vinhos jovens e frutados, além de serem classificados pelos seus índices de açúcar, tal qual o espumante, não se esquecendo que até o seco, pelo seu processo de vinificação tem índices de açúcar bem mais elevados que os brancos tranquilos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s