URUGUAI – VINHOS A SEREM DESCOBERTOS


URUGUAI

Pequeno país da América do Sul. Dos produtores de vinho é o quarto em produção. Em todo o seu território temos vinhedos, mas, as principais regiões são: Canelones, perto de Montevidéo, Salto no extremo oeste e Rivera ao norte. Cada qual com suas características próprias.

O INÍCIO IMIGRANTES BASCOS E ITALIANOS

Os imigrantes europeus vindos das Ilhas Canárias trouxeram as primeiras vinhas há mais de 250 anos. Na sequencia os catalães e os italianos do Piemonte e a, então, italiana, Savoia, terras de grandes conhecedores de vinho.

O primeiro grande impulso no desenvolvimento da viticultura uruguaia foi graças aos esforços de um senhor chamado Pascual Harriague, por volta de 1840, buscou na Tannat uma uva que pudesse oferecer vinhos de qualidade superior, nas suas terras de origem, Salto, extremo noroeste do Uruguai. E acertou. A Tannat vinda de Madiran tornou-se a uva chave do país.

O segundo salto de qualidade deu-se há décadas passadas c0m a reconversão dos vinhedos. Leia-se novos vinhedos em substituição aos antigos. Mais. Erradicação das uvas que não ofereciam vinhos de qualidade. Hoje, totalmente reconvertidos, tem, nas principais regiões produtoras, Canelones (sub-regiões Juanico e Progresso), San Jose, Colonia, Paysandu, perto da capital Montevidéo e, ao norte Rivera e Artigas e noroeste Salto, somente vinhedos com uvas viníferas perfeitamente adaptadas ao terroir uruguaio.

A ideia é qualidade e não quantidade.

Por volta de 1880 começa a viticultura mais desenvolvida e séria. Por certo estes imigrantes nada escolheram em termos de uvas. Começaram como sempre com as uvas que estavam acostumados a trabalhar em seu país de origem.

Hoje, as uvas brancas em utilização: Gewürtztraminer, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Tintas: Tannat, Merlot, Cabernet Sauvignon e Arinarnoa.

As principais regiões vitícolas são: Canelones, Rivera e Salto. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s