PUTTONYO O QUE É?


HUNGRIA TOKAJ

Veremos a seguir o que é puttonyo.

O Tokaji é um vinho especial elaborado com as uvas Furmint, na sua quase totalidade, de vinhedos a oeste da terra dos magiares e só encontra similar do outro lado da Europa, no sul de Bordeaux, o Sauternes.

Os magiares são povos vindos dos Montes Urais que invadiram a Europa Central e estabeleceram-se na Bacia dos Cárpatos no século IX, fundando um Estado que seria posteriormente conhecido como Hungria.

Nestes vinhedos acima, no final da maturação das uvas ocorre um fenômeno divino. Certa névoa abate-se sobre o vinhedo no início da manhã impedindo a passagem total do sol. Instala-se uma umidade, na medida certa, para que se desenvolva um fungo chamado Botrytis Cinerea. Nestas condições não o chamamos de podridão cinza e sim podridão nobre. Pois este fungo fura, delicadamente, as cascas das uvas desidratando-as.

UVA SEMILLON

Sim e aí? Estragou a uva? Nem pensar. Menos água = mais açúcar e concentração de sabores e aromas. Mas esta desidratação é feita pela natureza, não pelo homem.

Depois vamos para colheita. Onde utilizam o Puttonyo, olha ele aí. Uma cesta com capacidade de 25 quilos de uvas atacadas pela podridão nobre.

ESTILO DE VINHO TOKAJ

Este o Puttonyo, mas sim e porque um número tal de Puttnyos no rótulo?

O Tokaji, como qualquer outro vinho é a fermentação da uva com técnica. Aqui fermenta-se o mosto de uvas Furmint e Muscad, olha a Moscatel de novo, esta última em menor quantidade. Depois adiciona-se a quantidade de referentes a cada cesto. O da foto 5 Puttonyos teríamos 125 quilos de uvas atacadas pela podridão nobre.

tokaj aszú

E deixamos o vinho a descansar.

tokaj caves

Estas uvas botritizadas são uma iguaria. Pensem que só dois lugares no planeta têm vinhos afetados, com qualidade, quantidade e regularidade no mundo, Tokaji e Sauternes. Depois pense que a Botrytis diminui e muito a produção das uvas e, por fim, que nem todos os cachos atacados pela Botrytis são usados. Por isto quanto mais putonnyos melhor o Tokaji.

Até chegarmos ao extremo deste estilo de vinho um Eszencia o bem da direita, na primeira foto. O néctar, certamente a bebida que Ganimedes servia aos Deuses.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s