CONCEITOS E PRECONCEITOS NO MUNDO DO VINHO


amigos-no-vinho (1)

Meus amigos. Seguido ouço em reuniões de vinho, lojas especializadas, conversas informais uma frase categórica: Este vinho é ruim. Ou este é o melhor vinho de Portugal. Bebeu todos os vinhos de lá para dizer isto?

Felizmente quero dizer a vocês que eu entendo que não tem vinho ruim ou bom. Tem vinho estragado ou não. De resto tudo é prazer. O melhor vinho é aquele que te satisfaz e ponto final.

Porém, há vinhos desequilibrados. Aqueles com mais acidez, fruta, álcool, barricas, enfim. Vinho é harmonia onde há sobreposição de um de seus elementos há o desequilíbrio.

Esta percepção de equilíbrio só o tempo e experiência/erro nos trarão. Eu estou aqui para ajudá-lo a diminuir este prazo com orientações precisas de como interpretar um vinho.

Por outro lado, quantas e quantas vezes vocês ouviram que tal ou qual vinho é bom porque é caro, isto sem ao menos experimentá-lo. O preço é uma das balizas que indicam a qualidade do vinho, mas não é a única.

Infelizmente, o quanto mais caro melhor ainda fisga muitos consumidores distraídos. O contrário é verdadeiro, nem sempre o vinho mais popular é equilibrado. Mas há vinhos populares que são ideais para o dia-a-dia. Ninguém sai com as melhores roupas todo o momento.

As garrafas de um vinho desconhecido são como aquelas dos náufragos, sempre temos mensagens, saiba como interpretá-las.

Anúncios

4 pensamentos sobre “CONCEITOS E PRECONCEITOS NO MUNDO DO VINHO

  1. Não tema usar a palavra ruim. Há muitos vinhos que de fato o são por N razões. E acho que tal palavra pode conviver com a palavra desarmônico. E em casos muy extremos tu poderás sacramentar que o vinho X é desarmonicamente ruim. Parabéns peloblog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s