AUSTRÁLIA – CELEIRO DE INOVAÇÕES


AUSTRÁLIA

Austrália país continental. A parte que nos interessa se concentra no sul, sudeste e sudoeste do país. Os mais variados estilos de vinhos são produzidos.

Desde os conhecidos e potentes Shiraz (Syrah), como elegantes espumantes vindos da Tasmânia. Indo dos vinhos fortificados aos de sobremesa.

Utilizam os mais variados tipos de uvas, inclusive, hoje, celeiro de novas ideias e adaptações a uvas que raramente saem de seus berços nativos, como a Touriga Nacional, a Pedro Ximenes entre outras.

Quarto maior exportador de vinhos do mundo. Grandes produtores controlam quase toda a produção. Até a década de 70 vinhos de grande escala, muitos com uvas americanas, as chamadas de mesa, vinhos fortificados e de baixa qualidade.

O padrão modificou-se, hoje, mesmo com grande escala de produção e exportação (60% do que é produzido) temos vinhos, como disse, nos mais variados estilos e uvas, mas de modo geral, mesmo massificados, de boa ou ótima qualidade.

Nos chegam um pouco caros, é verdade, e, também, sofrem do mesmo mal que os chilenos e argentinos, vinhos em grande escala de produção dificilmente nos surpreendem.

A esmagadora maioria dos vinhos exportados, do de menor valor de qualidade e preço vêm de regiões mais quentes. As que dominam. Os pequenos e importantíssimos microclimas são responsáveis pelos vinhos, caros e de alta qualidade.

Hoje, com novas uvas, muitas brancas de climas frios, como a Pinot Grigio, a Gewürtztrminer e a Sauvignon Blanc, por exemplo, tem levado os produtores a novos terroir ou microclimas. A Tasmânia, novo polo a ser desenvolvido, em breve trará muitas alegrias a nós, consumidores e aos produtores, podem anotar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s