AMPELOGRAFIA. O QUE É?


AMPELOGRAFIA

Pois é, muito se fala do Sommelier, o guardião de nosso vinho. Aquele que zela pela sua qualidade de conservação e a combinação ideal com os pratos a serem solicitados.

Fala-se, também, do enólogo, aquele que é responsável pela utilização de técnicas ideais para a produção de nosso vinho. E, por último do enófilo, aquele estudioso do vinho que os divulga e, às vezes, complica do vinho.

Mas e o ampelógrafo? O que de importante ele faz?

Bem ele estuda o DNA, as famílias, identifica e cataloga as uvas. Pode-se traduzir como classificação e estudo das vinhas.

Sem ele para identificar no meio de outras tantas uvas, algumas desconhecidas qual a uva se está trabalhando, ajudando na identificação do potencial para cada terroir.

Certamente um trabalho de campo minucioso e fundamental, principalmente na evolução de técnicas genéticas de clones e casamentos de uvas que se tem hoje. A Pinotage, por exemplo, cruza genética da Pinot Noir com a Hermitage (Cinsault) é uma delas. A própria Cabernet Sauvignon é “filha” da Cabernet Franc com a Sauvignon Blanc, por exemplo.

Importante trabalho de base para a identificação de quais uvas se adaptam a quais terroir. Essencial, hoje, que a cada dia se descobrem novas regiões de viticultura, sejam em países tradicionais sejam em países debutantes.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s