ÁFRICA DO SUL SUAS UVAS E REGIÕES


ÁFRICA DO SUL

Com a vista da famosa Table-Mountain a África do Sul foi visitada pelos portugueses lá por 1490 como rota alternativa para chegar no Oriente em busca das famosas especiarias fugindo do jugo dos italianos que dominavam o Mare Nostrum.

Depois os holandeses participaram com apoio logístico e comercial. Mas, aí, em franca competição com os ingleses pelo que se pode chamar de comércio exterior da época.

Com o descobrimento das jazidas de diamantes e de ouro a região passou a ser disputada pelos europeus, principalmente, os ingleses e os holandeses. Influência explícita destes países na formação da África do Sul.

OS VINHOS

Falando de vinhos a África do Sul é um país abençoado. Toda a região vinícola de importância internacional está na Cidade do Cabo, regiões como Constantia, Stellenbosch, Paarl, Franckshoek e mais recentemente Elm e outros cantinhos bem ao sul do país.

Estes vinhedos são plantados entre os paralelos 30 e 35 os mesmos das melhores regiões vínicas da Austrália, Argentina, Brasil, Uruguai e Chile, portanto, indicadores de bons vinhos.

A acidentada geografia onde estão os vinhedos criam vários microclimas o que favorece a produção de diferentes vinhos com a mesma uva em curta distância entre os vinhedos.

As principais castas são a Chenin Blanc, esta para mim o que a África do Sul produz de melhor, Sauvignon Blanc, Chardonnay, nas brancas.

Nas tintas, a Pinotage, tida por muitos como a casta ícone do país, na verdade é um cruzamento entre a Pinot Noir e a Hermitage (nossa velha conhecida Cinsault, uma das rainhas do mediterrâneo e base de grandes roses no sul da França), plantam também, Cabernet Sauvignon,  Syrah, Pinot Noir, Cabernet Franc e Merlot, para ficarmos apenas nas mais conhecidas.

As principais regiões produtoras são: Constantia, Paarl e Stellenbosch.

As uvas principais são Pinotage e Chenin Blanc.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s