VERDELHO – IMPORTANTE UVA DOS VINHOS MADEIRA


UVA VERDELHO

Não vamos confundi-la com a Gouveio nativa do norte de Portugal e Galícia onde é chamada de Godello. Em Portugal, no Minho com o nome de Gouveio e no vizinho Douro de Verdelho, daí a confusão.

Muito menos com a Verdejo nativa de Rueda, noroeste espanhol e a Verdichio uva de Marche, Itália.

Variedade nativa da Ilha da Madeira está aqui desde o século 15. Talvez algum parentesco distante com a Verdichio, Marche, Itália onde é conhecida por Verdichio, produz na ilha, vinhos encorpados com acidez baixa, mas bastante vigorosos ao estilo Meio-Secos.

Seus vinhos estão classificados como meio secos ficando entre os vinhos elaborados com a Bual e a Sercial. Lembrando que uma das classificações do clássico Madeira é por nível de doçura. O seco, meio seco, meio doce e o doce. Cada qual com seu varietal que traz o açúcar natural necessário.

Outro solo onde floresce com maestria é a ilha de Açores. Os vinhedos são plantados no meio das pedras em quadrados que lembram currais.

A uva que se adaptou a este terroir extremo foi a Verdelho trazida para Açores quanto da chegada dos primeiros portugueses. Muito resistente às intempéries provocadas pelo clima marítimo como ventos fortes, umidade e salinidade. Cultivada nos canteiros de pedras chamados currais para a proteção física aos fortes ventos é a base do vinho fortificado de Açores onde traz ao vinho toques de avelã e nozes.

Ali produz e produziu um vinho licoroso que foi vendido na Europa e fez um grande nome na Rússia dos Czares. Na época este estilo de vinho era muito requisitado.

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s