UVA MONTEPULCIANO


UVA MONTEPULCIANO

Montepulciano é uva de Abruzzo e não vamos confundir com a região de Montepulciano na Toscana.

Sempre lembrando que a uva é um vegetal e, certo assim, como tal se comporta. Qualquer acidente ou topografia geográfica influencia, e muito, na escolha da uva adequada.

A cordilheira dos Apeninos é extensa, tem mais de 1.000 quilômetros formando uma coluna dorsal no país. Influencia desde os vinhos da Campania, ao sul, até os de região central como Abruzzo, Umbria, Toscana e Marche.

 O pico mais elevado, 2912 m. As elevações mais a leste, perto do mar Adriático, são abruptas, enquanto que as do oeste formam uma planície onde se localizam a maior parte das cidades históricas italianas, Siena, Florença, Pisa, Assis, entre tantas.

Abruzzo, centro da Itália, debruçada no Mar Adriático e terra de constrastes. Podemos ir do litoral a mais de 2.ooo metros de altura em poucos quilômetros. No centro de Abruzzo está o topo dos Apenninos, Região muito montanhosa onde encontramos vários microclimas em face da altura em que estão plantados os vinhedos.

Em termos turísticos há escolha para todos os gostos. Vamos desde o litoral maravilhoso da costa Adriática até região de altas montanhas, a escolher.

 Outra característica são centenas de pequenas vilas ao redor de medievais mosteiros e conventos que vão subindo os Apenninos.

Mas, e as uvas?

A nativa Montepulciano que é muito confundida com a região de Montepulciano na Toscana que utiliza a uva Sangiovese e outras no vinho conhecido como Vino Nobile.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s