PINOTAGE – A ÍCONE DA ÁFRICA DO SUL


UVA PINOTAGE

 Mais um entre tantos cruzamentos de laboratório. Aqui a união de duas uvas muito distintas entre si. As francesas Pinot Noir e a Hermitage (também chamada de Cinsault). Tida, por muitos, como uva ícone da África do Sul. Particularmente penso que a branca Chenin Blanc me trouxe muito mais surpresas positivas que a Pinotage.

Mas, vamos lá. A Pinot Noir muito conhecida de todos. Nativa da Borgonha, onde alcança o seu esplendor. Uva manhosa, sujeita aos humores do tempo, pode, em poucos meses por tudo a perder. Dizem que o diabo fez a Pinot Noir e Deus a Cabernet Sauvignon. Tem por característica principal a sedosidade, baixo índice de taninos, aromas muito sutis de frutos vermelhos e nos melhores vinhos algo de carne maturada, isto mesmo.

A Cinsault (Hermitage) nativa do sul da França é uma uva muito rústica, De maturação tardia precisa de muito sol para poder expressar suas características. Plantada, também, no norte da África e no Oriente Médio, onde é a uva chave do famoso Château Musar, portanto, aguenta muito bem os rigores do clima. Normalmente são usadas em corte com a Grenache, Mouvèdre e Syrah.

Mas e a Pinotage? Sim, agora podemos falar dela depois das características dos pais. A Pinotage, então, é uva forte o suficiente para enfrentar climas variados, aliás, uma das características da África do Sul, os microclimas em razão dos vales e montanhas. Além da proximidade ou distância das vinhas do mar.

Precisavam de uma uva que unisse delicadeza e vigor e a encontraram.

Assim a primeira dica em relação à Pinotage. Dependendo do local dos vinhedos teremos uvas totalmente diferentes que nos trarão vinhos, se não equilibrados quimicamente para ficarem padronizados, muito diversos entre si. Esta é a dificuldade em relação aos vinhos elaborados com ela. Vários estilos numa uva e região. Há Pinotage que amo e outros que não quero passar nem perto.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s