ESPUMANTE LICOR DE EXPEDIÇÃO O QUE É?


ESPUMANTE LONA

A grande diferença é que o trabalho das leveduras, como aí na foto, continuam na garrafa mesmo após a colocação da rolha. Veremos.

Mais uma vez inicia-se no vinho base. Vimos anteriormente que o vinho base é aquele que sofrerá a segunda fermentação para que as leveduras ao realizar a autólise liberem aromas e CO2 que estará perfeitamente integrada ao líquido.

A diferença é que desta vez a segunda fermentação acontecerá na garrafa e não será retirada totalmente. Assim a autólise dura mais tempo e o espumante evolui na garrafa por mais tempo. Os bons e em condições de arrolhamento e bem guardadas podem durar décadas.

Assim temos o espumante elaborado pelo método champenoise ou tradicional.

Depois de adicionar as leveduras ao vinho base este vai para a garrafa que será vedada com tampa de metal. Depois vão para os pupitres. Que são armações especiais para que a garrafa seja girada 1/4 por dia e modificando-se a sua inclinação.

Desta maneira as leveduras mortas após cumprir seu papel vão alojando-se no gargalo da garrafa. Após um ano de espera consegue-se este resultado.

Ao fim congelam-se estas leveduras e faz-se o dégorgement que é a retirada destas borras a inserção do líquido de expedição a colocação da rolha e a gaiola.

Importante destacar que este licor de expedição é o próprio vinho base com adição de açúcar a quantidade vai indicar se o espumante será demi-sec, brut ou extra brut. A ausência total de açúcar temos o nature.

O espumante por este método ganha mais cremosidade, intensidade de aromas, algo de padaria de fermentação e mais longevidade na garrafa do que em relação ao método Charmat como vimos antes.

Hoje somente a região francesa de Champagne pode utilizar este nome em seus rótulos. Todos os demais são espumantes, Crémant e por aí vai.

Um espumante elaborado pelo método champenoise lembra bons momentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s