CORVINA – A UVA DO AMARONE


UVA CORVINA

É uma casta do Vêneto, norte da Itália. Terra de onde vieram grandes levas de imigrantes estabelecidos na serra gaúcha.

Base dos famosos e caros Amarones, mas também, base para uma verdadeira invasão que tomou conta deste País há uns 10 anos atrás, com seus Valpolicellas, quem viveu lembra.

Como toda casta que produz muito por hectare, se não trabalhada de maneira adequada produz vinhos sofríveis. Uma videira, com muitos cachos por braço é como uma mãe com muitos filhos, não pode cuidar da maneira que gostaria em face da quantidade.

A Corvina produz um vinho de coloração vermelho clara, eis que de médio corpo com acidez marcante. Taninos em baixa nos dão, na boca, uma sensação levemente amarga.

É uva dos famosos roses de Bardolino. E dos Valpolicella.

Mas ela entra com todo o seu charme na composição do Amarone. E aí desde os tradicionais aos passificados.

Nos Amarones, a Corvina é passificada em prateleiras, quando prontas servem de base na vinificação junto com as não passificadas e outras castas da região em menor escala. Esta passificação traz vinhos concentrados, com muita doçura do fruto e algo mais doce. Eu particularmente não gosto muito, mas há uma legião de admiradores.

Já os Ripassos, são os mesmos vinhos só que fermentados nas borras dos Amarones, isto é, das Corvinas passificadas, portanto repassando sobre as borras, geram vinhos, para mim além de mais baratos menos adocicados e concentrados.

Ou então são vinificados em seu estado normal gerando, desde vinhos ordinários a excelentes vinhos dependendo do produtor.

O Valpolicella Ripasso consiste no vinho Valpolicella que é novamente macerado com o bagaço (peles e sementes) do vinho Amarone e Recioto della Valpolicella.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s