BARBERA – MAIS UMA PRINCESA DO PIEMONTE


UVA BARBERA 1

A Barbera junto com a Dolcetto são as princesas do Piemonte. Uma das regiões italianas de grandes vinhos.  Uma uva, três cidades e a característica única da uva Barbera. Médio corpo, aromas delicados e acidez marcante.

As cidades de Monferrato, Asti e Alba as responsáveis por esta joia.

Quer saber um pouco mais?

Nascida no Monferrato, tem arquivos mencionando a Barbera desde 1.200. A Barbera é seguramente a uva mais plantada na Itália junto com a Sangiovese.

Produz vinhos com menos teor de tanino, mas com acidez  elevada. Como é muito produtiva é necessário ter cuidado com o produtor e confiarmos num bom importador para não comprarmos vinhos simples que podem ser vendidos como vinhos clássicos.

Em geral é para serem bebidos jovens sem muitos cuidados para o envelhecimento. Os bons Barbera nos trazem um vinho de médio corpo, acidez marcante (ideais para a gastronomia) e aromas puxando a cereja e morango, sem maiores complexidades. Quando produzidos para o envelhecimento as videiras sofrem poda verde, isto é diminui-se o número de cachos por braço para o rendimento menor, o que nos traz um vinho de grande qualidade, principalmente os que passam por barricas de madeira. Ganham complexidade de estrutura na boca e aromas.

Plantada nos altos vinhedos do Piemonte, pois não suporta calor no final da maturação dos frutos, uma das razões de não ter se adaptado, como a Barbera, no sul do Brasil.

Está pontualmente fora da Itália, nos EUA, Austrália e Nova Zelândia, mas, certamente, fora do seu berço, no Piemonte, não demonstra muita grandeza.

Vinhos especiais, eu garanto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s