SEMILLON DE ESQUECIDA A NOVIDADE


UVA SEMILLON

Esta viajou bastante, saiu de Bordeuax, onde é a uva mestra dos grandes Sauternnes, o singular vinho botritizado da França e foi parar na Austrália e na Nova Zelândia onde produzem belos e longevos vinhos. 

Como esta da foto sendo atacada pelo fungo Botritys Cinerea.

Na França, fora a produção dos Sauternes ela anda meio esquecida, mesmo na sua região natal,  os brancos de lá são, na sua maioria, elaborados com a Sauvignon Blanc e pequeno corte desta casta.

Mas do outro lado do mundo comanda uma revolução. Nos vales de MacLaren e Barossa (Austrália) e na ilha Sul da Nova Zelândia, ela retoma seu lugar de destaque. São produzidos desde vinhos para o dia-a-dia até os grandes vinhos de guarda desta casta.

Vinhos que para desenvolverem seu potencial precisam de 20 anos de garrafa. Algo um tanto inusitado quando se sabe que grande parte dos vinhos brancos são feitos para serem consumidos nos três anos subsequentes de garrafa.

Interessante lembrar que o segredo da longevidade dos brancos é a acidez, e neste caso, são vinificados com 10% de álcool e acidez agressiva, inclusive são fermentados com cabinhos a partes verdes, justamente para aumentar a acidez.

Depois desta espera, desabrocham em vinhos exemplares, algo como mel, nozes e uma doçura certa para contrapor com a acidez ainda presente.

O Chile também vem produzindo alguns exemplares, mas não com o potencial que esta casta alcança na Nova Zelândia e Austrália.

Quem sabe um dia venha a ter o privilégio de experimentar um branco destes. Para não dizer que nunca tomei um Semillon já degustei um Vat da Tyrrel’s com 8 anos e mesmo assim ainda estava com a acidez acima da média e muito cítrico.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s