MALVASIA – UVA QUE TEM UMA HISTÓRIA BONITA


MALVASIA

Muitos torcem o nariz para ela entendendo ser uma uva menor.

Mais uma uva doce de grande importância para o mundo do vinho que sofre injustificados preconceitos. Sua presença, desde que saiu da Grécia pelas mãos dos Venezianos para a Europa está por trás de grandes vinhos.

Tamanha importância que a Malvasia, na verdade, é a mãe de uma família de uvas como veremos.

Seu berço é na Grécia e seu nome deriva do Forte de proteção e apoio dos Vênetos, na Laconia, os donos do Mediterrâneo do chamado Mare Nostrum nome dado pelos antigos romanos para o mar Mediterrâneo. Este forte chamava-se Monemvasia.

Durante a Idade Média os venezianos comercializavam o vinho local elaborado com a Malvasia. Após a sua expulsão da Grécia e o término do monopólio do Mediterrâneo levaram a uva para a Itália. Dali ela partiu para o mundo ocidental.

A única prima muito próxima mas que não está intimamente ligada as Malvasias é a Malvasia de Cândia.

MALVASIA DE CÂNDIA

Candia, nome moderno de Heraclião El Khandak para os árabes e Cândia, Chandax para os latinos, é uma cidade grega, capital da ilha de Creta de Heraclião.

A Malvasia branca a grande mestra destas uvas na Europa nos trazem vinhos mais gordos, menos ácidos, mais adocicados e com aromas florais, de modo geral.

O que importa é que está por trás de grandes vinhos. Na Itália tem vários nomes dependendo da região. O que importa que está havendo um retorno a estas uvas e a vinhos que há muito estão esquecidos. Mas para não alongar esta ideia da importância desta uva, na Itália, ficamos com as seguintes facetas da Malvasia.

Grandes vinhos elaborados com ela na Ilha da Madeira, Portugal.

MALVASIA NERA

A única versão tinta da Malvasia sendo usado em geral para corte com outra tintas para carregar aromas. No Piemonte há duas regiões demarcadas que produzem vinho tinto 100% Malvasia Nera.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s