FIANO E GRECO DUAS UVAS BRANCAS DA CAMPANIA


FIANO

Esta a Fiano que com a Greco formam a dupla de uvas brancas da Campania, sul da Itália.

Terra de uvas nativas a Itália é pródiga em nos oferecer alternativas as, por demais conhecidas, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Outra característica que não pode passar em branco é o litoral da Campania. Quem, em sã consciência não conhece o litoral da Campania? Nápolis, Sorrento, Capri, enfim, em termos turísticos a região está bem servida e mundialmente conhecida.

Conhecida desde o tempo dos Romanos, pois ali estão vários exemplos de ruínas de imperadores que utilizavam-se da região para um spa. Temos as termas de Caracala, as ruínas dos templos gregos e de palácios de, digamos, férias dos imperadores.

A novidade que trago são seus vinhos. Estranhamente estes são quase desconhecidos dos consumidores no Brasil.

Adoro os vinhos da Campania feito com suas castas nativas. Sempre falo que o grande charme do vinho é sua diversidade, sou contra os vinhos globalizados que parecem uma geleia geral, portanto falar dos vinhos da Campania é um prazer total.

A Campania tem na encosta montanhosa do Vesúvio os vinhedos especiais de duas uvas brancas e singulares, a Fiano e a Greco. 

A da foto acima é a Fiano que na cidade de Avelino alcança seu máximo.

Em época de vinhos muito parecidos, salve a Campania. Em volta de Avelino, perto de Taurasi, aproveitando o solo vulcânico do Vesúvio  está a Fiano.

Uva branca que produz vinhos fortes e de grande personalidade. Podemos até dizer que são a versão branca para a Aglianico. Aromáticos lembrando manga, pêssego e damasco, secos de acidez alta e cor amarelo puxando para o dourado quem estiver na frente de um vinho destes, pode comprá-lo, sem medo, são únicos.

GRECO

Sua parceira é a Greco.

A  Greco, também vinda da Grécia, assim como a Aglianico, de início foi plantada nas encostas do Vesúlvio onde ganhou o apelido de Lágrima de Cristo.

Depois levada para o interior da Campania e hoje é plantada nos arredores de Avelino. Trata-se de um vinho com bastante personalidade, aromático e de acidez média.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s