CARMÉNÈRE DE BORDEAUX PARA O COLCHAGUA


UVA CARMENÈRE

O nome vem da palavra Carmin (a cor avermelhada) que ficam suas folhas quando do outono. Esta uva nasceu em Bordeaux, França, mas de lá saiu na mala de algum missionário ou imigrante.

Em sua terra natal deve estar extinta, principalmente porque não gosta de frio, muito menos de solos frios. Encontrou no vale do Colchagua, este da foto, as condições ideais para se desenvolver. Muito tempo confundida e tratada como uma  Merlot hoje vive dias de gloria.

O Chile na busca de uma uva símbolo, assim que descobriu a Carménère tratou de desenvolver estudos para descobrir como e onde estava a melhor Carménère. Hoje sabe-se que os melhores vinhos desta casta vêm do Colchagua.

O vale do Colchagua fica ao sul de Santiago e entre duas cordilheiras, a menor, segura os frios ventos do oceano Pacífico e a dos Andes que refresca os vinhedos nas noites de verão. O clima estável, ano a ano, tem invernos rigorosos e verões com noites frescas, ideais para o desenvolvimento da Carmenère.

Um bom Carménère é um vinho de médio corpo, cor vermelha escura, nariz típico de frutos vermelhos. Na boca é sedoso, aveludado e possui um toque terroso, muito característico.

Gosto destes três excelentes exemplares desta casta:

ODFJELL – ORZADA – CARMENÈRE

A vinícola, fundada por um armador norueguês, Dan Odfjell, que apaixonou por um lugarejo no famoso Vale do Maipo no Chile, vem produzindo vinhos maravilhosos a preços bem razoáveis. Este Carménère produzido ao melhor estilo andino com concentração de aromas e sabores.

Outro Carménère bastante procurado é o elaborado pela VON SIEBENTHAL, no vale do Aconcagua a nordeste da capital chilena. Trata-se de um Carménère super sedoso, agradável, encorpado, aromas de ameixas, tâmaras e frutos secos. Elabora mais ao estilo velho mundo, portanto mais tranquilo e elegante.

Anúncios

2 pensamentos sobre “CARMÉNÈRE DE BORDEAUX PARA O COLCHAGUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s