SERVIÇO DO VINHO – TAÇAS DE ESPUMANTE. ESCOLHA A TUA


ESPUMANTE LONA

E agora? Sempre fomos orientados a usar, quando formos apreciar um espumante, as taças estilo flute. Alongadas e mais estreitas.

Hoje, em vem sendo muito utilizadas as taças normais de vinhos brancos.

E agora? Qual delas escolher?

Eu, neste caso, sou ortodoxo. Quero preservar sempre o perlage.

Perlage é o colar e pérolas que se formam quando servimos o espumante nas taças.

Lembrando que espumante/champagne é um vinho, chamado de base, que sofreu a segunda fermentação, seja na garrafa (método) tradicional ou em tanques de inox (método charmat).

Além de serem figuras essenciais aos espumantes servem, também, de indicação de um espumante de qualidade. Quanto mais finas e constantes melhor o espumante.

Os defensores da taça tradicional de vinho abrem mão do perlage, mas, certamente, ganham mais condições de apreciar os aromas, pois estes ficam no bojo da taça.

Porém, entendo que, na minha avaliação, os aromas de um espumante não são essenciais para decidir a qualidade. São agregadores de qualidade, mas não são definidores de qualidade.

O vinho base é aquela advindo de uvas, em geral clones específicos, para o feito do espumante/champagne. São colhidas mais cedo para manter o perfeito equilíbrio açúcar(maturação)/acidez. A acidez é um dos pilares de um vinho com borbulhas, sem ela nada feito.

Como são colhidos mais cedo os seus aromas são muito mais discretos. Além do CO2 que se forma na sua elaboração e responsável pelo perlage dificultar a percepção dos aromas.

Assim, taças mais bojudas, mantém por mais tempo os aromas dos espumantes. Esta a alegação utilizada pelos defensores destas taças.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s