MARSALA – O FORTIFICADO DA SICÍLIA


MARSALA

A Sicília, como em todos as clássicas regiões produtoras de vinho sofreu fortes mudanças nas últimas décadas.

Erradicando algumas castas nativas de pouca expressão, implantando castas estrangeiras de melhor adaptação e comercialização e, melhor ainda, reformulando técnicas de vinificação, desde os vinhedos até a garrafa para manter seus vinhos tradicionais e suas uvas autóctones.

Hoje o mapa do vinho na Sicília está totalmente modificado, modernas vinícolas e o deslocamento do glamour para o lado leste da ilha. Ali perto do vulcão Etna.

Um estilo de vinho tradicional da ilha vem mantendo sua tradição. Hoje revigorado pelos mesmos ventos da modernidade, mas sem nunca perder a sua raiz, seu charme e as uvas que lhe dão vida. O fortificado Marsala.

Produzido aos arredores da cidade que lhe dá o nome, Marsala, no extremo oeste da Sicília.

Lembremos que Marsala sempre foi cidade histórica, ruínas de Cartago e da Antiga Roma estão espalhadas pela cidade. De forte influência sarracena e importante porto comercial.

Por ser porto comercial os ingleses andaram por lá. Onde estavam os ingleses nos anos de 1770 estavam, entre os produtos comercializados, o vinho. Já sabedores que os vinhos não aguentavam longas viagens marítimas nas barricas de madeira logo iniciaram, com os vinhos de Marsala a mesma técnica aplicada aos vinhos do Porto que muito sucesso faziam.

Quando o mosto começava a fermentar colocavam aguardente vínica o que suspendia a fermentação e dava ao vinho o tom licoroso, mais álcool e açúcares. Com o Marsala não foi diferente.

O vinho é elaborado com as principais brancas, Inzolia, Catarrato e Grillo, entre outras. Os estilos vão do mais seco ao mais doce, dependendo da sua cor.

ITÁLIA MARSALA

Sua classificação por qualidade depende da cor. Que vai do ouro ao Rubi passando pelo âmbar, aliás, as três cores acima.

Quanto à qualidade esta depende do envelhecimento. O mais jovem é o Fino com pouco mais de ano de garrafa, até o Soleras Extra – Velho com mais de 10 anos de garrafa, passando pelo Superior e o Reserva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s